A holding Publicis Groupe, dona de redes de agências como Publicis, Leo Burnett, Marcel e S&S, adiantou a divulgação de seus resultados financeiros do primeiro trimestre de 2020, anteriormente previsto para o dia 23. A empresa teve queda de 2,9% nas receitas no período na comparação com o ano anterior.

Se os resultados forem divididos por regiões, a Europa teve queda de 9,2%, muito explicado pelo fato de o continente já ter sentidos os impactos do Coronavírus antes de outras regiões, como Estados Unidos (com alta de 0,5%).  A queda na região da América Latina chegou a 10,9%, refletindo negócios perdidos e campanhas adiadas, e o Brasil teve baixa expressiva de 20,5%. A Ásia teve queda de 1,9%, com destaque negativo para a baixa de 15,3% na China – o país foi o primeiro a ser impactado pela crise.

O CEO Arthur Sadoun anunciou algumas medidas para o grupo atravessar a crise causada pelo covid-19, como a redução de até 30% dos salários dos executivos, além da redução no pagamento de dividendos aos acionistas. A medida vale para os segundo e terceiro trimestres do ano.

Sadoun: “Essa performance demonstra que nosso modelo está funcionando, mas agora enfrentamos uma crise sem paralelo” Crédito: Alê Oliveira

Sadoun explicou que as primeiras medidas tomadas, como o congelamento de contratações e nos serviços freelancer, não foram suficientes, exigindo cortes nos salários dos executivos. Ele também mencionou que os gestores em cada país deverão comandar planos de cortes de custos com critérios locais.

“Tivemos um bom começo de ano, dentro de nossos objetivos, com destaque para uma alta de 5% nos Estados Unidos até o final de fevereiro, e de mais de 5% no negócio da Epsilon, com crescimento total perto de zero. Em março, vimos a deterioração abrupta na Europa. Essa performance demonstra que nosso modelo está funcionando, mas agora enfrentamos uma crise sem paralelo”, afirmou Sadoun. O plano de redução de custos será de 500 milhões de euros.