Ricardo Dias e Rapha Avellar (Divulgação)

A Adventures, holding recém-fundada pelo empreendedor em série Rapha Avellar e Ricardo Dias, ex-VP da Ambev, anunciou o lançamento de um modelo de consultoria para empresas que buscam se posicionar por meio da utilização de novos formatos de voz e áudio digital.

O lançamento ocorre logo após a empresa ter aplicado a capacidade de produção de conteúdo criativo e tecnologia proprietária em campanhas recentes de players internacionais como Disney e Domino’s.

“Áudio digital é a grande fronteira atual. Há hoje um descasamento enorme entre a atenção das pessoas e a alocação de recursos das marcas em diversas frentes, principalmente no que diz respeito ao uso de áudio”, explica Avellar. “São 110 milhões de ouvintes de podcasts no Brasil. A alocação percentual ainda não está acompanhando a atenção dos consumidores. Nosso modelo de consultoria analisa tais discrepâncias, sugerindo caminhos viáveis para as marcas darem seus primeiros passos e escalarem estratégias”, afirma.

A empresa já possui cases na área. A estratégia mais recente envolveu a criação do primeiro voice commerce (e-commerce de voz) 100% da America Latina, utilizando a voz de Jojo Todynho, vencedora da 12ª edição do reality-show “A Fazenda”, em ação conjunta com a Domino’s.

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria francesa de tecnologia Capgemini, até 2023 cerca de 40% dos consumidores vão realizar aquisições por meio de assistentes de voz e devem gastar 18% de seus orçamentos de compra por meio desses dispositivos.

O planejamento oferecido pela Adventures é dividido em três etapas. Primeiramente, a equipe analisa e monta um plano de mídia pensado para cada cliente, com a inclusão das plataformas e canais de voz mais eficazes para cada contexto. A segunda etapa consiste na implementação das plataformas, seguida de um estudo de rastreamento e otimização frequente da performance ao longo do tempo. A etapa final consiste na disponibilização de serviços completos de criação, conteúdo original, adaptação e produção de Voice Apps e Voice Commerces, tudo conduzido pelo modelo integrado da própria Adventures.

“Marketing moderno tem como propósito entreter as pessoas ao invés de interrompê-las. A voz é o canal perfeito para gerar essa conexão”, explica Ricardo Dias.

A empresa conta com Inaiara Florêncio, diretora de criação com mais de 10 anos de experiência em digital e apontada em 2019 entre as 15 vozes  que mais contribuem para mudanças na indústria de comunicação pelo YouPix Builders. Já o CTO Conrado Caon lidera um time de tecnologia formado por profissionais provenientes de instituições acadêmicas de referência como a Singularity University, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), Hyper Island e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).