Espaços amplos e corredores largos interligam os ambientes que formam o andar da Talent Marcel em um dos principais endereços de São Paulo.

Com aproximadamente 220 colaboradores, a agência opta por ter os times trabalhando de forma muito próxima em uma grande área cheia de mesões. Uma dessas mesas concentra as lideranças.

João Livi, Gabriela Soares, Carol Escorel, Gustavo Macedo, Michelle Mica e Luiza Porto integram liderança da agência, que cultiva o trabalho colaborativo (Crédito: Alê Oliveira)

Outro pilar desenvolvido é o de quanto mais próximo, melhor. “Prezamos pela integração e agilidade. Precisa ser muito azeitado e próximo para funcionar. Todo método de trabalho é bom se as pessoas são boas na atitude, na competência e na intenção”, diz João Livi, CEO da agência.

A maior parte da diretoria está na casa há poucos anos ou meses, como Gustavo Macedo, diretor-geral de BI e inovação, e Carol Escorel, diretora de atendimento e operações.

Praticamente todos os colaboradores, inclusive a diretoria, sentam em mesas de forma próxima para facilitar integração e agilidade (Crédito: Alê Oliveira)

O board é fruto de mudanças que estão ocorrendo na casa nos últimos anos. “Cada agência quer ocupar um lugar. O nosso sempre foi ter um papel e uma contribuição estratégica para o negócio do cliente, não só funcional ou só criativa. Queremos ajudar o cliente a transformar seu posicionamento em asset. Isso significa não fazer da comunicação a finalidade. Ela é o meio”, diz Livi.

Com esse norte, a transformação constante chega a 2020, ano que a agência completa quatro décadas: primeiro como Talent e, desde 2015, como Talent Marcel. Em outubro daquele ano, ela se associou à francesa Marcel, também da rede Publicis, e mudou o nome.

Talent Marcel tem 4 décadas de história e traz um pouco disso na agência (Crédito: Alê Oliveira)

Mudanças e tradição
Toda essa ambientação coletiva é indicativo do futuro do mercado. Recentemente, em visita a um cliente, Livi viu que o presidente decidiu destruir sua sala para ficar entre o time. “Tenho sala por questões às vezes de confidencialidade, mas passo a maior parte do tempo pela agência, conversando, trocando, participando”, explica.

Outro ponto que é cultivado na agência é a colaboração e o trabalho em parceria. Diria que o ditado ‘manda quem pode, obedece quem tem juízo’ virou ‘ajuda quem tem juízo’. Se você é líder, chefe, CEO, tem experiência… você ajuda, não fica só mandando, não.”

O olhar personalizado vale para a troca entre colaboradores de diferentes cargos e para a relação agência-cliente. Entre operações exclusivas e personalizadas está a da Claro, que tem sala cheia de materiais e equipe dedicada. “O que monta para um cliente não serve para outro. São únicos”, diz Livi.

José Eustachio, chairman da Talent Marcel (Crédito: Alê Oliveira)

Para a diretoria, um dos focos da cultura da casa é tornar a Talent Marcel “a agência em que mais se aprende no Brasil”. Profissionais são enviados para eventos dentro e fora do Brasil, além de terem acesso a treinamentos e cursos. “Requalificação e aprendizado não podem parar”, diz Gabriela Soares, diretora-geral de planejamento.

Para facilitar o fluxo de informações, há encontros quinzenais e reuniões praticamente diárias entre as áreas. “O poder que emanava da hierarquia e da informação que você tinha hoje é em função do que você compartilha. Valor tem no processo, não na cadeira que ocupa”, pontua Livi.

(Crédito: Alê Oliveira)

Para as lideranças, essa visão de futuro e a tradição da Talent Marcel é o que atrai profissionais como eles mesmo. “Encontrei acolhimento, valores como ética e oportunidade de transformar a área de pessoas em algo muito relevante para o negócio”, diz Michelle Mica, diretora de recursos humanos. “Vim pelo mood de abertura, pela visão de mercado e por ter claro que teria uma missão”, conta Macedo.

Para Luiza Porto, à frente de relações com o mercado, há um conjunto de fatores que a mantém na casa. “Um misto de pessoas e valores, e como isso reflete na área de comunicação. Nunca vivemos de factoides.”

Carol também une passado e futuro: “A história da agência e fazer parte de levar o legado para outro patamar. E há um clima gostoso de trabalhar.”
Já Livi, que dos 40 anos participa dos últimos 20, é a soma de “ética pessoal, respeito e cuidado entre as pessoas”. “Coisas que não mudam”, afirma.

Livi: “Cada agência quer ocupar um lugar. O nosso sempre foi ter um papel e uma contribuição estratégica para o negócio do cliente, não só funcional ou só criativa. Queremos ajudar o cliente a transformar seu posicionamento em asset. Isso significa não fazer da comunicação a finalidade. Ela é o meio” (Crédito: Alê Oliveira)

RAIO X
Agência: Talent Marcel
Ano de fundação: 1980
Lideranças: João Livi (CEO e CCO), José Eustachio (chairman), Gabriela Soares (diretora-geral de planejamento), Herbert Gomes (mídia), Carol Escorel (atendimento e operações), Gustavo Macedo (BI e inovação), Michelle Mica (recursos humanos), Luiza Porto (relações com o mercado), Fernando Bottura (financeiro)
Principais clientes: Banco Safra, Claro, Ipiranga, Heineken (Glacial, Itubaína, FYs), Mercedes-Benz, CNA, Mapfre, SEMP TCL, Tigre e Tilibra