Tem mais mudanças no Grupo WPP. A AKQA e a Grey estão se unindo para formar o Grupo AKQA. De acordo com o comunicado, a Grey é conhecido por contar histórias criativas e construção de marca global em escala, e a AKQA é celebrada por sua inovação e experiência em habilidades de design. “Com maior demanda por transformação digital e recursos baseados em tecnologia, a combinação criará um nova e poderosa proposta para clientes como uma empresa líder em soluções criativas”, diz o texto.

O Grupo AKQA nasce com 6 mil pessoas em mais de 50 países. Ajaz Ahmed, fundador da AKQA, e Michael Houston, CEO da Grey Worldwide, vão liderar o novo grupo em parceria. Ahmed se tornará o CEO, e Houston torna-se presidente global e diretor de operações da nova empresa.

Com o tema “New Horizons”, preto simboliza logo da AKQA e o vermelho simboliza da Grey (Divulgação/WPP)

As marcas AKQA e Grey serão integradas ao longo do tempo em uma única empresa com base nas necessidades do cliente e do mercado. A equipe de gestão e liderança criativa será anunciada nas próximas semanas.

Ainda segundo o material informativo, as duas agências têm culturas criativas “altamente compatíveis e compartilham uma crença comum em o poder da criatividade”, com escalas de “clientes complementares e não competitivas”.

No Twitter a AKQA deu um spoiler sobre a união.

Para Ahmed, o objetivo é expandir horizontes, combinando a curiosidade, ambição, imaginação e pioneirismo de uma startup com alcance de uma empresa global. “Isto é uma oportunidade incomparável para AKQA e Grey darem vida aos nossos ativos compartilhados uma empresa moderna, gerida de forma criativa, com base no nosso trabalho inspirador e útil para criar valor para nossos clientes, pessoas e comunidades”, disse.

Houston avalia que a parceria começa com o que os consumidores esperam, o valor dos clientes e as necessidades das marcas. “Formando uma nova empresa que pode entregar ideias que conduzem a cultura por meio da tecnologia em velocidade e escala. É uma proposição potente para nossos clientes, grandes e pequenos, e nos permitirá oferecer o mais poderoso criativo soluções na indústria.”

Mark Read: empresa projetada para atender necessidades

Mark Read, CEO da WPP, comentou a mudança. “Nossos clientes desejam criatividade excepcional, impulsionada por expertise em tecnologia e entregue em escala global. Esta nova empresa é projetada precisamente para atender a essas necessidades e é outro passo importante em construir nossa oferta voltada para o futuro para os clientes”.

De acordo com o comunicado, o movimento segue as fusões de sucesso de outras agências do WPP, como Wunderman Thompson e VMLY&R.