Evento reúne profissionais da propaganda e do marketing, tendo o papel do profissional de mídia como tema central

As principais tendências do mercado publicitário foram discutidas no 2º Encontro de Mídia, realizado nesta segunda-feira (8) em São Paulo. A diretora de marketing do iG, Luciana Schwartz, esteve entre os palestrantes e falou sobre o crescimento do meio digital e a importância de realizar uma estratégia elaborada para a convergência de canais. A executiva acredita que cada meio tem a sua particularidade e que se as agências e anunciantes souberem aproveitar a força de cada um, haverá ganho de eficiência. Luciana disse também que, apesar do crescimento cada vez maior do meio digital, os investimentos ainda não acompanham esse ritmo.

Outro participante do evento foi Raphael Vasconcelos, diretor de soluções criativas do Facebook para América Latina, que destacou a importância de as marcas utilizarem as redes sociais de forma inteligente. Para ele, não adianta apenas ter uma fan page, porque o usuário a acessa muito pouco. O mais eficiente, diz, é estar presente do feed das pessoas de forma relevante, atingindo assim um número muito maior de usuários.

Vasconcelos ressaltou que o Facebook lançou recentemente um aplicativo para que o usuário tenha acesso ao seu feed assim que ligar o celular. Ele lembrou que o anunciante também deve estar ligado a esse movimento para estar presente no momento em que o consumidor se conecta. Segundo o executivo, o Facebook tem atualmente mais de um bilhão de usuários, sendo que 600 milhões acessam a rede social por algum dispositivo móvel. No Brasil, são 67 milhões as pessoas com perfis na plataforma.

Já o diretor de planejamento da Neogama/BBH, Eduardo Lorenzi, destacou a importância de unir as áreas de planejamento e mídia. Ele acredita que essa parceria ainda é pouco explorada e é cada vez mais necessário que isso aconteça por conta da própria característica do mercado, que procura o tempo todo o engajamento do consumidor.

Ainda esteve presente no encontro Átila Francucci, sócio e diretor de criação da Lua Propaganda, que abordou a necessidade da mídia também atuar mais próxima da criação. Segundo ele, é impossível pensar que essas duas áreas atuem separadamente. Francucci, porém, disse que essa união ainda é muito recente e que essa história ainda está sendo escrita e isso será feita por grandes líderes.