Uma das empresas de mídia mais importantes do país, o grupo gaúcho RBS iniciou o ano de 2016 com uma nova estrutura de governança corporativa. Foi criada a posição de presidente-executivo para as operações de mídia, cuja liderança foi entregue ao executivo Claudio Toigo Filho, que ocupava a vice-presidência de finanças. Com a nova formulação organizacional, o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, também assumiu a presidência do conselho de administração. Nelson Sirotsky, da família fundadora, que presidia o conselho, permanece apenas como integrante desse núcleo e colaborador estratégico para as questões editoriais e institucionais, mas sem funções executivas.
Toigo tem a missão de dar continuidade e fortalecer o trabalho que vem sendo feito nas áreas de televisão, rádio e jornal, compostas por cinco frentes: conteúdo, mercado, eficiência, comunicação e gestão de pessoas. Formado em administração de empresas, com MBA pela University of Southern California e cursos na London Business School e no Jim Collins Lab, Toigo acredita na inovação como forma de crescimento.
“Dentro de um cenário macro, enxergamos como oportunidade reforçar a atuação na área de mídia. Vamos focar cada vez mais na nossa atividade principal. Por isso foi criado este cargo. Vamos colocar todo o foco, todo nosso esforço para enfrentar o atual momento, em que a grande maioria das industrias vê um cenário não favorável, de recessão. Pensar no futuro é inovar de forma consistente e na direção correta”, afirma.
Toigo reforça que existem virtudes nos meios tradicionais que ainda são muito relevantes. “Nossas audiências são muito consistentes. Enxergamos o futuro com mais convergência e já estamos fazendo movimentos de sinergia não só operacionais como estratégicas. Cada vez mais a integração será incentivada”, acrescenta.
A estratégia, segundo Toigo, é continuar avançando nas marcas de jornalismo, entretenimento e esportes, em vez de enfatizar os veículos. “É mais importante o conteúdo que a gente leva para as pessoas, do que o meio. Afinal, o meio é uma forma. Temos equipes capacitadas, mas a gente pode fazer mais através da inovação. Que passa por uma forma diferente de pensar”, destaca o presidente-executivo.
O propósito da empresa “é produzir conteúdo de qualidade, que contribua para a transformação da realidade e para a evolução dos gaúchos e catarinenses” e é nesta razão que, entre as novidades, estão o lançamento do ZH Noite, que é uma segunda edição com as últimas notícias, e o ZH Tablet, que vendeu três mil assinaturas em 45 dias.
No próximo mês de março será lançada a edição conjunta de fim de semana, que vai unificar a edição de sábado e domingo. Também em março outra experiência inovadora será o Bar da Gaúcha, uma extensão da Rádio Gaúcha, para ficar mais perto dos ouvintes. Outro experimento “na lógica beta” é a plataforma Octo, que está em fase de implementação.