Testa e Melissa: ideia é ser conhecida entre emergentesA instituição financeira Agiplan, considerada uma das maiores distribuidoras de crédito no país, estreia na mídia após 14 anos de atuação, em campanha elaborada pela Globalcomm. O novo anunciante está investindo R$ 6 milhões em divulgação, novas lojas e renovação de pontos de venda. A meta é, segundo Marciano Testa, presidente-executivo da Agiplan, fortalecer a marca e ampliar os negócios.

Testa projeta crescimento de 40% na concessão de crédito e a abertura de mais de 100 novas lojas em todo o Brasil. “Até então, a instituição estava preocupada em criar infraestrutura robusta, organizar-se internamente, para depois mostrar a cara. Agora, chegou o momento de comunicar tudo isso com nosso público-alvo”, comenta.

O trabalho teve início com uma ampla pesquisa, por meio do trabalho da consultoria da Brand Analytics, que resultou na criação da primeira campanha nacional, na reformulação do layout do site e também das lojas. O posicionamento da campanha, “Agiplan te entende e atende de forma fácil”, foi traduzido também no slogan “Conta com a gente” — que pretende mostrar à classe C e D porque a Agiplan atende de maneira simples e acessível.

Segundo Melissa Garate, superintendente de marketing e novos negócios da empresa, mais de 40 milhões de brasileiros ainda não estão vinculados a bancos ou instituições financeiras. “Nossa ideia é desmistificar o mercado financeiro para a classe emergente. Queremos transmitir a imagem de uma financeira que não tem burocracia e que tem crédito fácil.”

Com 700 colaboradores diretos e 100 pontos de atendimento em 45 cidades do Brasil, a maior parte dos novos clientes estão no Norte e Nordeste. “A Agiplan tem quase 15 anos e nunca contou sua história. Este será o ano que vamos tornar nossa marca conhecida no país inteiro através de um superesforço de comunicação como nunca fizemos antes”, garante Testa. A meta é, segundo o executivo, estar presente na mídia praticamente o ano inteiro, atingindo mais de 69 milhões de pessoas na fase de lançamento.

A ação é composta de filmes — que serão veiculados na Globo, no SBT e na RedeTV! —, jingle, anúncios e material em pontos de venda e internet. A criação é de Diego Giesen e Cristiano Werkhauser com direção de criação de Luis Giudice. A produção é da Cápsula, trilha da B Sound Thinking e fotografia de Raul Krebs. A Agiplan tem atualmente cerca de um milhão de clientes ativos, com uma receita bruta de R$ 300 milhões. Em breve, a Agiplan pretende se tornar banco. O pedido já está sendo analisado pelo Banco Central.