A entrega dos prêmios da Mostra de Comunicação em Marketing Rural e Agronegócio ABMR&A (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio) já tem data para acontecer: 12 de novembro, no Vila Noah, na capital paulista. Em sua 17ª edição, o projeto reunirá trabalhos comprovadamente desenvolvidos e veiculados, pelo menos uma vez, no período de 1º de julho de 2010 a 31 de agosto de 2013. Segundo Mauricio Mendes, presidente da entidade, este ano são esperadas entre 320 e 350 inscrições, que devem ser realizadas até 4 de outubro.
Comandado por Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência, o júri contará com 12 profissionais, parte convidada por seu líder, parte definida por uma comissão organizadora. A lista de nomes ainda não foi totalmente definida, mas contemplará personalidades da comunicação e do agronegócio, entre eles representantes de associações como Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal) e Abag (Associação Brasileira do Agronegócio).
A Mostra ABMR&A premiará 12 categorias em ouro, prata e bronze: Campanha Institucional, Campanha de Propaganda, Promocional/Varejo, Programa de Incentivo, Eventos, Comercial de TV e Cinema, Anúncio de Mídia Impressa, Fonograma (spot e jingle para rádio), Mídia Out of Home, Projetos de Internet, Propaganda Online e Material PDV. Outros quatro prêmios especiais serão concedidos ao Anunciante, Agência, Veículo e Profissional do Período.
Mendes chama atenção para o que considera ser a principal mudança na comunicação do setor em todos os anos de evento: “Sem dúvida, tivemos um aumento na abrangência das campanhas, que anteriormente eram direcionadas dos anunciantes para o produtor rural. Hoje, vemos bastante a ideia de levar também ao consumidor final aquilo que o agronegócio faz. Há, ainda, a construção de uma imagem geral positiva sobre o setor. Uma série de peças inscritas neste ano vai comprovar essa tendência”.
Realizada em 2010, a última edição do projeto teve 276 inscrições, relativas a 61 anunciantes e 55 agências. Para 2013, são esperados números equivalentes de anunciantes e agências: entre 50 e 70. “Três anos atrás, destacou-se a categoria Promocional/Varejo, com muitos trabalhos apresentados. Acredito que, desta vez, Mídia Impressa e Redes Sociais tenham o mesmo resultado”, afirma o presidente da ABMR&A.