A inovação é o centro da nova estratégia de atuação da japonesa Ajinomoto no Brasil. Detentora de marcas como o tradicional tempero homônimo, além de Sazón, Hondashi, Sabor a Mi, sopas Vono, adoçante Mid Sugar e refrescos em pó Fit e Mid, entre outras, a empresa começa a apostar na ampliação da marca Satis, lançada em junho de 2013 visando gerar opões de temperos focadas em facilitar o preparo de pratos que fazem parte do dia a dia do brasileiro.
A divisão começou com duas opões de molho shoyu. Agora, a novidade é o Tempero para Frango à Milanesa Satis, que promete auxiliar no preparo do prato em questão ao reduzir o tempo gasto para até 2,5 minutos pelo microondas, podendo ainda ser igualmente preparado no forno ou na frigideira. O ponto central é mostrar a opção como extremamente prática, facilitando a vida das donas de casa e responsáveis pelas refeições.
“A inovação é um grande pilar da Ajinomoto. E com a marca Satis, queremos oferecer ao consumidor, cada vez mais, produtos que destaquem a praticidade em seu preparo, mantendo a qualidade e o sabor dos pratos que antes eram feitos com muito mais ingredientes e trabalho”, explica Fernanda Bem David, gerente de marketing da Ajinomoto para a marca Satis.
A ideia é que a marca ganhe cada vez mais relevância dentro do portfólio – e do faturamento – da Ajinomoto. Baseada em pesquisas, a empresa pretende oferecer novas opções visando praticidade no preparo culinário em casa – fator que vem auxiliando o crescimento dessa categoria de produtos, mensurado com avanço de 11% em 2013, de acordo com dados da Nielsen. “Lançamos o Tempero para Frango à Milanesa após estudar as necessidades dos consumidores, o que continuamos fazendo para ampliar no futuro as opções da marca Satis. Estimamos que, em breve, 35% do faturamento da Ajinomoto no Brasil venha de novos produtos”, reforçou Fernanda.
O novo produto chega às gôndolas com distribuição nacional e disponibilidade inicial em cerca de 40 mil pontos de vendas. São três opões: tradicional; ervas com toque de limão e queijo; e toque de tomate e manjericão. Em embalagens de 60 gramas indicada para o preparo de 500 gramas de filés de frango, seu preço sugerido é de R$ 2,99.
Campanha
A comunicação do Tempero para Frango à Milanesa Satis ilustra tal conceito. Sob o mote “Mais tempo para saborear a vida”, a campanha – que chega à mídia em meados de setembro – tem como meta mostrar que, ao usar o produto, a mulher responsável por preparar a refeição de sua família ganha tempo para fazer coisas mais interessantes ao optar pelo produto.
O bom humor é explorado nos dois primeiros filmes da estratégia publicitária. Em um deles, a protagonista imagina-se disponível para fazer uma massagem, enquanto no outro, se considera com mais tempo para na academia com o personal trainer. Em ambos, ela acaba gerando ciúmes do marido, enquanto os filhos saboreiam o frango à milanesa preparado com Satis. A campanha de mídia está a cargo da Leo Burnett Tailor Made, enquanto a estratégia digital fica sob responsabilidade da Capuccino.