No Cannes Lions 2019 a AKQA teve dois cases premiados com Grand Prix: “Bluesman” venceu em Entertainment Lions for Music e “Air Max Graffiti Stores”ganhou em Media Lions (Alê Oliveira)

O Cannes Lions publicou nesta segunda-feira, 23, a versão 2019 de seu relatório anual de criatividade global. Neste ano, o material foi expandido com contribuições da parceira Warc – que analisa as tendências de marketing e mídia ao redor do mundo. O Global Creativity Report 2019 relembra os principais cases premiados durante o festival deste ano e elege, dentre outros destaques, as principais agências e marcas do ano.

A Wieden + Kennedy Portland foi selecionada, ao mesmo tempo, como a Agência do Ano e como a Agência Independente do Ano. Dentre as agências de Healthcare de 2019, as brasileiras McCann Health e FCB Health Brasil aparecem na quarta e na oitava colocação, respectivamente.

A Omnicom é a holding do ano, e a McCann Worldgroup é a rede do ano. Já no recorte América Latina, Ogilvy foi eleita a rede do ano por seus “sucessos combinados entre David São Paulo, David Buenos Aires e Ogilvy São Paulo. Suas campanhas vencedoras incluem ‘Burn that Ad’, para Burger King; ‘Pet Commerce’, para Pet e ‘The All-In Promo’ para Noblex”, cita o relatório.

Por sua vez, o Burger King foi escolhido como a “marca criativa” do ano. Durante o festival, o anunciante ganhou cerca de 40 prêmios entre leões de Bronze, Prata, Ouro, Grand Prix e Titanium em diversas categorias.

Alberto Ponte e Ryan O´Rourke, da Wieden + Kennedy Portland, foram os primeiros no ranking dos Diretores de Criação de 2019. O brasileiro Christiano Vellutini, da AKQA, conquistou a oitava posição na lista dos Diretores de Arte do ano.

A AKQA foi a agência do ano da América Latina e do Brasil. No ranking nacional, se destacam ainda Grey, Africa, David, VMLY&R, Wieden + Kennedy, AlmapBBDO, J. Walter Thompson, Ogilvy e Tech and Soul.

Para Simon Cook, managing director do Cannes Lions, o relatório é um benchmark global para a indústria da comunicação. “A criatividade vem se tornando cada vez mais importante para os negócios, e entender os parâmetros do mercado nunca foi tão importante. Esse material é uma ferramenta para todos que buscam vantagens competitivas para desbloquear seu potencial criativo.

“De ideias inovadoras do comércio eletrônico à publicidade revolucionária, de ativismo de marcas ao brilhantismo tecnológico, os vencedores do Cannes Lions representam excelência criativa em marketing e comunicação. Estamos empolgados em ter participado do Global Creativity Report identificando tendências e temas dentro desse universo”, completou David Tiltman, VP de Conteúdo da WARC.

A versão completa do Global Creativity Report 2019 do Cannes Lions está disponível neste link.