A shortlist de Digital Craft selecionou três peças brasileiras, que somam quatro chances de Leão. O case Code of Conscience, da AKQA para Instituto Raoni, que já ganhou Bronze em Design, concorre agora em Real-time Usage & Targeting e Innovative Use of Technology.

Na categoria concorrem ainda a Suno, com o case Baden Baden VR, criado para Heineken, e o Beck’s Frequencie, da AKQA para a Cerveja Beck.

Os quatro finalistas foram selecionadas pelo júri liderado por Jax Ostle-Evans, presidente da Stink Studios do Reino Unido. A categoria teve a brasileira Luciana Haguiara, diretora executiva de criação da MediaMonks/Circus Brasil, como jurada. Os vencedores desta categoria serão anunciados nesta quarta-feira (23).

No total, Digital Craft Lions recebeu 23 inscrições brasileiras, entre os 1472 do total submetido pelo país nesta 68ª edição do Cannes Lions, que somou 29074 inscrições de 90 países em 28 disciplinas. Os números apontam uma diminuição de 6% nas inscrições, que reuniu 30953 peças de 89 países em 2019, último ano em que foi realizado presencialmente.

Em 2020, o festival teve apenas palestras, debates e conteúdos online. Apesar da queda, o Brasil continua entre os três países com o maior número de inscrições, atrás dos Estados Unidos (9124) e Reino Unido (2192). Brand Experience & Activation, Media e Social & Influencer são as áreas em que os brasileiros têm o maior número de trabalhos inscritos.

Nesta edição, o evento reúne projetos lançados em 2020 e em 2021 devido à pandemia da Covid-19. Com 1472 trabalhos, o Brasil teve um recuo de 30% na inscrições em relação às 2093 peças submetidas em 2019.