O número de mulheres que sofreram violência doméstica é, pelo menos, cinco vezes maior do que o número de mulheres que declaram ter sofrido violência doméstica quando perguntadas diretamente. Os dados são do Observatório da Mulher Contra a Violência. Isso se deve, principalmente, ao fato de muitas mulheres não reconhecerem como violência doméstica situações vivenciadas em seus relacionamentos como falas ameaçadoras e humilhação psicológica.

Ações ofensivas são invisibilizadas com frequência no dia a dia. Para iluminar esses sinais, a AKQA Casa, a produtora Stink Films, a consultoria Think Eva, o artista Pegge, a poeta Luz Ribeiro e as ONGs Casa Vivi e Casa Anastácia se uniram para criar o Movimento Luz Azul, que convida a sociedade para um debate mais profundo sobre este tema.

O espaço destinado para essa conversa é a plataforma de conteúdo no Instagram @movimentoluzazul que convida a sociedade para um debate mais informado sobre a real amplitude da violência doméstica. Criado com o duplo objetivo de informar sobre o problema e sugerir ações práticas para combatê-lo, o hub tem o apoio de parceiros institucionais com trajetória reconhecida no estudo e combate à violência contra a mulher, como a consultoria Think Eva e a AVIB, organização que gerencia a Casa Viviane e a Casa Anastácia.

O projeto trabalha em duas frentes: reúne conteúdos que auxiliam mulheres a buscar ajuda o quanto antes, mas também para capacitar aliados a prestarem um suporte qualificado. Além das informações sobre o movimento em si, o perfil apresenta orientações para identificar sinais menos visíveis de violência doméstica e a importância da consolidação de uma rede de apoio composta por familiares, amigas e por instituições especializadas, – como os Centros de Referência da Mulher. Além de ações práticas para acolher uma vítima e formas de demonstrar apoio em uma comunidade.

O movimento também levantará fundos para casas de acolhimento e apoio a mulheres vítimas de violência doméstica. Ou seja, espaços que oferecem atendimento psicossocial, orientação e encaminhamento jurídico para superar a situação de violência, seja ela física, psicológica ou sexual. O perfil do Instagram também traz dados sobre as ONGs responsáveis pela parte prática do movimento, como a Casa Viviane e a Casa Anastácia, que receberão todos os recursos da iniciativa para direcioná-los aos programas de apoio às mulheres em situação de violência doméstica.

“É importante tirar esse assunto da sombra. Hoje muitas mulheres nem reconhecem situações vivenciadas em seus relacionamentos íntimos como uma situação de abuso ou violência doméstica. Acreditamos que ao jogar luz pra esse tema, que é responsabilidade de todes, damos um pequeno mas importante passo que pode despertar e transformar a vida de muitas mulheres”, diz Paula Santana, Brand Lead da AKQA Casa.”, diz Paula Santana, Brand Lead da AKQA Casa.

O movimento teve início com o lançamento do curta “A Luz Azul”, no dia 05 de outubro, mês marcado pelo Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. O filme dirigido por Douglas Bernardt e produzido pela da Stink Films, é feito com telas pintadas à mão pelo artista plástico Pegge e tem locução da poeta e slammer Luz Ribeiro, que trouxe a sua vivência pessoal para a narrativa do curta.

“Desenvolver esse filme foi uma experiência esclarecedora. Durante o processo conhecemos diversas pessoas que nos ensinaram sobre a importância de tratar o assunto da violência doméstica não só como denúncia, mas com atenção aos sinais de um relacionamento abusivo psicológico que tende a se tornar físico.  E assim construímos nossa narrativa. Em quadros pintados com muita sensibilidade para traduzir  esses  momentos de agressão psicológica  baseados em depoimentos e entrevistas de mulheres incríveis que gentilmente compartilharam suas histórias conosco”, Douglas Bernardt, diretor de cena da Stink Films.

A violência contra a mulher no Brasil foi escancarada durante a pandemia. Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH)  apontam um aumento de 40% no número de denúncias em todo o país em abril em comparação a 2019. Já um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com a empresa Decode, feito a pedido do Banco Mundial, revela aumento de 431% em relatos de brigas de casal por vizinhos em redes sociais entre fevereiro e abril.

Ficha Técnica

Agência: AKQA

Título: Movimento Luz Azul

Global CCOs: Diego Machado e Hugo Veiga

Diretor de Criação Executivo: Renato Zandoná

Diretor de Criação: Flavio Pina

Direção de Arte:  Eduarda Nieto

Redator: Erika Moreira e Gustavo Machado

Business Innovation and Strategy Lead: Luiza Baffa
Gerente de Estratégia: Amanda Déa

Brand Lead: Paula Santana

Brand Director: Yago Sant’Anna

Brand Manager: Suélen Mariano e Amanda Lavenère

Brand Manager Assistant: Hadassa Lima

Brand Producer: Maya Montenegro

Locução e Slam: Luz Ribeiro

Fotografia: Bléia Campos e Bianca Baker
PR: Debora Bacaltchuk e Natália Albertoni

Produção Gráfica: Arizona

Curadoria influenciadores: Natália Costa

Agradecimento e respeito às vítimas que relataram suas experiências no filme.

Diretora de Mídia (Wunderman Thompson): Luiza Valente

Supervisora de Mídia (Wunderman Thompson Brazil): Giuliana Mancini
__

Consultoria Estratégica: Think Eva
Planejamento estratégico: Rita Romão, Mariana Cordeiro

Gerente de Projetos: Silmara Ferreira

__

Produtora: Stink Films

Filme: A Luz Azul

Diretor: Douglas Bernardt

Artwork: Pegge

Diretora Executiva:  Ingrid Raszl

Produtor Executivo: Renata Dumont, Carolina Junqueira, Tico Cruz, Camila Martinez, Ana Gazal, Marcela Amstalden.

Coordenação de Produção:  Paula Macedo,  Mariana Kerche, Amanda Grell.

Coordenação de Pós: Roberta Bruzadin, Marcela Murer

Montador: Danilo Abraham e Douglas Bernardt

Finalizadora: Camila Doimo

Pós-Produtora: Diego Morone

Color Grading: Marla
__

Produtora de Som: Satelite Audio

Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi.

Atendimento: Larissa Sarkis, Nicole Bonnet e Leticia Britto

Produção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira, Hurso Ambrifi, Mike Vlcek, Thiago Colli, Charly Coombes e Helton Oliveira.

Finalização: Carla Cornea, Isadora Penna, Pedro Macedo e Ian Sierra.

Coordenação de produção: Ana Cordeiro e Larissa Costa.

Assistente Geral: Renan Marques