Após realizar o sorteio dos grupos das eliminatórias e de criar o slogan da Copa do Mundo 2014, a Aktuell encerrará o ciclo de eventos da Fifa relativos à fase anterior ao torneio com a realização do evento que define as chaves da competição. A agência venceu a concorrência e será a responsável pelo sorteio que acontece em dezembro na Costa do Sauípe, Bahia.
A escolha da agência para estar à frente do sorteio coroa o trabalho que começou com a Fifa em julho de 2011, segundo Rodrigo Rivellino, presidente da Aktuell. “Quando o assunto é promoção, ativação e eventos, não vemos nenhuma agência atuando como a nossa. É motivo de muito orgulho poder ter uma participação tão efetiva na Copa”, afirma.
A concorrência para a realização do sorteio dos grupos foi feita pelo Comitê Organizador Local da competição e contou com cinco agências. “O fato de a Aktuell ter prestado serviços para a Fifa anteriormente não interferiu diretamente nos critérios objetivos de seleção, mas a agência aproveitou a experiência com os eventos anteriores a seu favor”, diz Rivellino.
De acordo com o executivo, trata-se de um projeto de muitos detalhes e, principalmente, responsabilidades, mas ter analisado os trabalhos precedentes foi o primeiro passo para a conquista da nova demanda. “A Aktuell poderia ter feito um trabalho péssimo no primeiro evento e nem ter sido chamada para concorrer ao segundo. Nossa avaliação pós-evento (do sorteio preliminar) foi de mais de 90% de satisfação. Acho que a questão dessa experiência acumulada conta bastante nesse caso, pois o feedback que tivemos foi o de que nosso projeto, como conceito, foi o que alcançou a maior nota”, revela.
Rivellino considera a relação da Aktuell com a Fifa “tática”, e não consistente, uma vez que a entidade máxima do futebol mundial não é um cliente constante. Ainda assim, ele avalia que o trabalho ao lado de um órgão de renome mundial tem uma importância inegável para a agência. Ele lembra que o slogan da Copa – “Juntos num só ritmo” – passou a ser mencionado no mundo todo e que é difícil mensurar a proporção dessa repercussão para a Aktuell.
Marcas
Outro aspecto comemorado pela agência são as ações previstas para as marcas durante a competição. A Aktuell é responsável pelos eventos, pelas promoções e pela ativação de clientes como Coca-Cola, Oi e Johnson & Johnson – todas patrocinadoras oficiais da competição. Os planos, porém, ainda não foram detalhados, o que deve acontecer somente ao final do ano, segundo o executivo.
O atendimento às marcas é visto como mais uma oportunidade para que a Aktuell aproveite a Copa do Mundo como uma plataforma para o crescimento, finaliza Rivellino. “A competição vai ser um excelente teste para todo mundo. Para o governo no gerenciamento dos estádios, para as agências na relação com o público e o real engajamento da população com o tema nas diferentes regiões. Será um laboratório e um ambiente de aprendizado para todo mundo que estiver envolvido. Sem dúvida, 2013 e 2014 tendem a ser dois anos nos quais a Copa do Mundo será bastante trabalhada dentro da agência”.