O canal de televisão americano Current TV, fundado em 2005 pelo ex-vice-presidente americano Al Gore e por outros sócios, foi vendido para a Al Jazeera, emissora de notícias com sede no Qatar. A operação tem como objetivo aumentar sua presença nos Estados Unidos.
“Estamos orgulhosos e felizes de que a Al Jazeera, a organização de notícias premiada internacionalmente, tenha comprado a Current TV”, declararam, em comunicado, Gore, diretor da emissora com sede em São Francisco, e Joel Hyatt, diretor geral e também fundador do canal. O canal chega a 60 milhões dos 100 milhões de domicílios que têm TV paga no país.
Também em comunicado, a Al Jazeera afirma que lançará um “canal de notícias com sede nos Estados Unidos e que proporcionará notícias nacionais e internacionais para o público americano”. O novo serviço estará disponível na atual rede de distribuição e terá como base Nova York. O acordo deixa a Al Jazeera em competição mais acirrada com canais norte-americanos como CNN, MSNBC e Fox.
A emissora não revelou detalhes do acordo, mas analistas estimam o valor do negócio em até 500 milhões de dólares.