“Publicidade e sociedade: podemos construir um mundo melhor?” é o tema da edição uruguaia do Festival de Publicidade de Gramado, que será realizada nos dias 27 e 28 de março em Montevidéu pela Alap (Associação Latino Americana de Agências de Publicidade). O evento é comumente realizado a cada dois anos em algum país distinto, no intervalo da tradicional edição realizada na cidade de Gramado, Rio Grande do Sul. Em 2012, ele teve a Colômbia como sede.
Entre os palestrantes no Uruguai estão nomes como Roberto Duailibi, fundador da DPZ; Hiran Castelo Branco, vice-presidente da ESPM; Clemente Cámara, presidente do grupo Clemente Cámara e presidente do capítulo mexicano da Alap; Francisco Samper, sócio-presidente da Lowe/SSP3 da Colômbia; Samuel Benavente, presidente da SB & Partners e presidente da Alap Chile; e Maximiliano Maddalena, diretor de criação da Ogilvy & Mather Argentina.
Em paralelo, é realizado um concurso de criação, cujo tema do briefing é “Como erradicar o bullying?”. Podem concorrer profissionais e estudantes de toda a América Latina, em categorias separadas. As inscrições se encerram no dia 10 de março. Jomar Pereira da Silva, presidente do capítulo brasileiro da Alap, diz que o tema do concurso é oportuno. “O bullying existe desde sempre, mas agora estamos falando a respeito e abrindo a discussão sobre o tema”, comenta.
O júri do festival será composto por Clemente Cámara (México), Pablo Braña (Argentina), Germán Puerta (Colômbia), Luiz Coronel (Brasil) e representantes de entidades e universidades do país, como o Circulo Uruguayo de la Publicidad e a Audap (Asociación Uruguaya de Agencias de Publicidad).