A nova comunicação dos Alcoólicos Anônimos (AA) tem assinatura da J.Walter Thompson e trabalha com o conceito “A gente não vai te ajudar, a gente vai se ajudar”. O objetivo é ilustrar o princípio básico do grupo, quando alguém ajuda outros a ficarem sóbrios, também atinge a sobriedade.

Andres Sandoval assinou seis ilustrações que serão veiculadas em mídia impressa e pontos de ônibus. “O que queremos é que o alcóolatra perceba que ele não é apenas o paciente dessa história. Ele também é o doutor, capaz de ajudar muitos outros alcoólatras a se manterem sóbrios também. É uma campanha que empodera, em vez de vitimizar ou apontar dedos”, conta Mariana Borga, Diretora de Criação da J.Walter Thompson.

Outro destaque da campanha foi a criação de um book com essa nova abordagem, que serve de aliado para a metodologia de tratamento do AA. Ele será utilizado nas apresentações da entidade em empresas, hospitais e demais instituições de saúde, servindo de orientação para identificação e direcionamento do tratamento do problema. O livro inclui também os tradicionais 12 passos do AA na luta contra o alcoolismo.

Ficha Técnica

Agência: J.Walter Thompson

Título: A gente não vai te ajudar. A gente vai se ajudar.

Cliente: Alcoólicos Anônimos

Produto: Institucional

CCO: Ricardo John

Head of Art: Fábio Simões

Direção de criação: Mariana Borga

Redator: Rodrigo de Castro

Diretor de Arte: Diego Limberti

Designer: Diego Limberti

Artista: Andrés Sandoval

Planejamento: Fernand Alphen, Isabella Mulholland, Stella Pirani.

Atendimento: Thiago Galdi, Priscila Freitas e Fábio Bastouly

Gerente de Projetos: Talita Chachamovitz

Mídia: Marcello Binda, Janaína Soares e Gabriela Ribeiro

Diretora de produção: Marcia Lacaze

Art Buyer: Ana Mello

Animação/edição: Marco Loschiavo

Produtor Gráfico: João Ricardo e Flavio Colella

Arte Final: Fernanda Fiore

Fotografia: Regis Fernandez

Aprovação: Silvio Magalhães, Jose Carlos Arantes, Esperdião Ferreira