Vencedora do GP de Radio Lions no Festival de Cannes de 2015 com The Berlin Wall of Sound, a produtora alemã Mokoh Music estuda iniciar uma operação no Brasil, a primeira fora da Alemanha. No fim de fevereiro, o CEO da Mokoh, Stephan Moritz, esteve no país para uma série de reuniões com agências e produtoras do eixo Rio-São Paulo e adiantou que, se tudo der certo, o negócio por aqui deve começar no mês de setembro.
“As conversas estão sendo muito animadoras. A maioria das pessoas com quem tenho falado no Brasil me encoraja a abrir o escritório aqui. Pensamos no Brasil pela grande reputação criativa do país e pelo potencial de desenvolvermos grandes projetos de comunicação em parceria com as agências e produtoras. Não temos um posicionamento oportunista de ganhar dinheiro no curto prazo e tenho certeza de que estaremos bem posicionados para quando a economia começar a reagir, em dois ou três anos”, adiantou Moritz.
Segundo o executivo, o destaque do Brasil no cenário criativo internacional favorece a abertura do negócio no país, dado o perfil inovador das agências e produtoras locais. Se realmente vier ao Brasil, a Mokoh, criada em Berlim em 2010 – a partir de então atuando como uma interface entre o mercado de publicidade, o cinema e a música -, trará ao país uma visão criativa para desenvolver projetos sustentados em música, como o case The Berlin Wall of Sound.
Criado pela Grey para o SoundCloud, o case consiste em uma intervenção sonora de 7 minutos e 32 segundos criada pela Mokoh Music, que reflete o tempo que seria necessário para atravessar os 155 km de extensão do Muro de Berlim na velocidade do som. A cada segundo são reproduzidas memórias de momentos históricos relacionados ao muro, como discursos, propagandas e vozes dos guardas da fronteira. A ação feita em 2014 marcou o 25º aniversário da Queda do Muro, vencendo o GP de Radio em Cannes, no ano passado.
“Na Alemanha, estabelecemos uma grande rede com talentos da música e queremos ter essa rede no Brasil também, para poder identificar a melhor opção para cada campanha. A música pode ajudar a mudar a imagem de uma marca. Nós temos um jeito diferente de produzir música e vemos também no Brasil muitas oportunidades para as marcas se envolverem em possibilidades, magia e aproveitar o poder da música para fazer sua comunicação, campanhas e estratégias”, reforçou Moritz.
Em fase de negociação com o mercado local, a Mokoh ainda não tem acordos fechados, embora Moritz adiante boas conversas durante sua visita ao Brasil, em que pessoas do meio encorajaram a abertura do escritório. “Nossa vinda não é uma questão de ganhar dinheiro, mas de enxergar potencial para desenvolver grandes cases”, comenta.
Na visão do executivo, a produção de som terá papel fundamental na criação de campanhas, uma vez que o público busca, cada vez mais, estabelecer uma conexão emotiva entre as marcas e as pessoas. “Nesse sentido, a trilha terá um papel fundamental nas campanhas futuras. Campanhas como The Berlin Wall of Sound, que colocam o som no centro da criatividade, indicam o caminho para o futuro da publicidade, porque conseguem contar uma história impactante e internacionalmente relevante através do áudio. Nada melhor do que os sons de sofrimento e luta de quem tentou atravessar o Muro de Berlim para que se possa compreender a profundidade da mensagem”, ressalta.