Alexandre Cardoso está finalizando sua promissora passagem pelo Terra, empresa na qual atua desde seu início, há 13 anos. O profissional, que respondia como diretor global de marketing, ainda não dá detalhes de seu destino profissional, mas considera sua passagem pela empresa como definida e pretende repetir o trabalho em um novo projeto. “Construí, junto com o time que ainda está lá e outros profissionais que saíram recentemente, um projeto que foi de um sonho para a potência de mídia que é agora. Sair já era uma ideia que vinha crescendo, alimentada pelo desejo de começar um projeto novo após cumprir minha missão no Terra”, explica Cardoso.
Entre os “que saíram recentemente”, citados pelo executivo, estão os cofundadores Fernando Madeira, ex-ceo do Terra e atualmente na mesma função para o e-commerce do Walmart na América Latina; e Paulo Silva, ex-vice-presidente comercial da empresa — posto vago desde julho —, dedicado a projetos pessoais. Tais mudanças culminaram na nomeação do ex-diretor-geral Paulo Castro como ceo global do Terra, em julho último, e de Rafael Davini, contatado junto à Turner em março como diretor de publicidade, a diretor-geral da operação brasileira semanas depois.
Cardoso foi o idealizador do Planeta Terra, que em 2013 terá sua sétima edição — já confirmada após rumores do possível fim do festival proprietário de música —, além de ter sido um dos principais envolvidos no Projeto Olímpico do Terra, com transmissão ao vivo do evento esportivo em até 36 canais simultâneos, e em outros movimentos que auxiliaram na consolidação da marca. “Tenho muito orgulho do que a gente construiu, por como o projeto está seguindo e pelo legado que ficou. Sempre tive uma paixão por criar coisas novas, é isso que levo do Terra e que pretendo fazer de novo”, adianta.
Ainda não há informações sobre o substituto de Cardoso no marketing do Terra. O nome, porém, deve ser anunciado apenas no ano que vem.