A AllTV, empresa de TV por Internet, poderá entrar na Justiça contra a Globo por causa da campanha intitulada “Saiba Antes“, criada pela agência W/Brasil para o portal de notícias G1, caso a campanha não seja retirada do ar até a sexta-feira (19). Alberto Luchetti, proprietário e criador da AllTV, alega que o conceito utilizado em forma de texto na campanha (Completo como o jornal, ágil como o Rádio, envolvente como a TV e interativo como a Internet) é de sua autoria, inclusive já registrado pelo empresário em 2004, para utilização em seu negócio. “Sequestraram minha idéia”, afirmou Luchetti ao P&M Online. No dia 18 de dezembro de 2006, a AllTV enviou uma notificação extrajudicial à Globopar, holding das Organizações Globo, requisitando a retirada dos anúncios além de uma retificação por parte da Globo de que a AllTV é a detentora do conceito por direito. Os primeiros anúncios da ação do G1 foram publicados nos dias 12 e 13 de dezembro nos jornais O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Diário de S.Paulo e O Globo. Luchetti afirmou ainda que o prazo da notificação termina na sexta-feira (19) e que, se for o caso, deverá entrar na Justiça para obter seus direitos. Procurada pela reportagem do P&M, a Globo afirmou que não se pronunciará sobre o assunto.

Fábio Aguiar

 

 

Para Alberto Luchetti, jornalista e criador da AllTV, “o poder econômico e a concorrência desleal acabam com a publicidade. A Globo quer forçar o público a acreditar que o conceito é deles, enquanto trata-se de uma cópia do nosso”, define. Luchetti resgatou entrevista concedida ao site Comunique-se no dia 16/10/2002 em que sintetiza o ideal da AllTV: “reúne o dinamismo e a espontaneidade do rádio, a imagem da TV e a interatividade da Internet”. O jornalista também alerta para outro depoimento seu, publicado pelo jornal da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), na edição de 7/04/2006: “… possui um conteúdo pesado como jornal: ágil, como rádio: plástico, como a TV: e interativo, como a Internet”.

A campanha foi desenvolvida pela agência W/Brasil e os filmes podem ser vistos nos canais internos da emissora.