A Alma DDB de Miami é a Agência do Ano no Fiap, realizado na semana passada, no Hotel Intercontinental Presidente de Polanco, na Cidade do México. A agência levou para casa um Gran Sol em Rádio, com o spot ‘Big Bang’, para The Clorox Company, além de 2 Copas, 9 Ouros, 7 Pratas, 8 Bronzes, prêmios que garantiram o destaque da edição.

O Brasil conquistou dois GPs no festival. A F/Nazca Saatchi & Saatchi ganhou o Gran Sol na categoria Impresso com a campanha Tudo em Preto & Branco para Leica. O outro grande prêmio ficou com a WMcCann, que criou a campanha Meu Primeiro Dia da Mulher para L’Oréal Paris Brasil, na categoria Imprensa e Relações Públicas.

Ao todo, o Brasil ganhou, além dos dois GPs, 53 Sóis, sendo 13 ouros, 27 pratas e 13 bronzes. O país não conquistou nenhum prêmio nas categorias Campanhas Políticas, Campanhas Integradas, Rádio e Big Bang, uma das novidades desta edição do festival.

As categorias em que o Brasil foi melhor durante o festival, que julga as campanhas de comunicação criadas em português e em espanhol, foram as duas de técnicas de produção. Em Audiovisual, foram 11 prêmios e, em Gráfica, dez. Em Impresso, foram sete prêmios brasileiros. Na categoria de Imprensa e Relações Públicas, o país ficou com seis prêmios. Nas categorias Promo, Ativações e Marketing Direto, e Mídia Exterior, foram três troféus em cada. Criatividade Efetiva rendeu dois troféus ao país. Criatividade Independente em Redes Sociais, Design, e Televisão e Cinema tiveram um prêmio brasileiro cada. 

Antes da divulgação dos últimos prêmios, a F/Nazca era a brasileira com o melhor resultado, com a conquista de 14 prêmios ao todo. O levantamento não leva em conta o peso de cada um dos troféus recebidos pelas agências. A AlmapBBDO era a segunda melhor entre as brasileiras, com a soma de 13 prêmios. A produtora Fat Bastards era a terceira brasileira com mais prêmios, levando sete Sóis, seguida pela Leo Burnett Tailor Made, com seis prêmios.

A campanha da F/Nazca que conquistou o Gran Sol foi a brasileira que levou mais prêmios na edição deste ano do Fiap. Além do GP, Tudo em Preto & Branco levou dois ouros, um em Impresso e outro em Técnicas de Produção Gráfica, e duas pratas, ambas em Técnicas de Produção Gráfica. O trabalho ainda foi premiado com La Copa de Iberoamérica, na categoria Eletrodomésticos, Mobile, Eletrônica, Computação, Áudio, Vídeo e Acessórios. A Leica é o mesmo anunciante que, no ano passado, rendeu para  a agência de Fabio Fernandes um GP de Film em Cannes, com o comercial 100.

A campanha Meu Primeiro Dia da Mulher, além do Gran Sol, foi premiada com um ouro em Criatividade Efetiva e dois troféus da mesma distinção,  em Imprensa e RP.

A campanha mostra a modelo transgênera Valentina Sampaio se preparando para tirar a foto de sua carteira de identidade com seu novo nome, após a mudança. No filme, a modelo conta a emoção de viver o seu primeiro Dia da Mulher.

Os estudantes brasileiros também se destacaram no festival. A Miami Ad School/ESPM foi reconhecida, pela quinta vez consecutiva, como Escola do Ano. Na categoria Estudantes Criativos, o Brasil levou dois ouros, cinco pratas e quatro bronzes, e teve sete finalistas.