O Gunn Report, estudo realizado desde 1998 por Donald Gunn, ex-diretor global de criação da Leo Burnett, apresenta seus principais resultados relativos a 2011. O levantamento aponta os trabalhos, agências, anunciantes e produtoras, entre outros envolvidos no mercado da comunicação publicitária, mais premiados durante todo o ano, reunindo resultados dos principais festivais regionais e globais.
De acordo com o ranking, a Wieden+Kennedy Amsterdam foi a agência mais premiada do mundo em 2011, seguida pela Wieden+Kennedy Portland. A AlmapBBDO, que liderou a lista em 2010, aparece na terceira posição, à frente da argentina Del Campo Nazca S&S (4ª) e da alemã Jung von Matt (5ª).
Outra agência brasileira que se destacou foi a DM9DDB, que emplacou a campanha de mídia impressa “Vizinhos”, elaborada para a Fedex, como a segunda mais premiada na categoria “Print Ads & Campaigns”, atrás apenas de “Heaven and hell”, anúncio criado pela JWT Shangai para a Samsonite – vencedora do Grand Prix de Press do Cannes Lions 2011. O Brasil aparece como o terceiro país mais premiado no geral, ficando atrás do líder Estados Unidos e do Reino Unido; e à frente de Argentina, quarta colocada; e Alemanha, quinta.
O anunciante de maior destaque em festivais durante 2011 foi a Nike, levando a Volkswagen, líder do ranking nas últimas 10 edições, para o segundo posto. Completam a lista o Google, em terceiro; Old Spice, em quarto; e WWF, em quinto.
Entre as produtoras, a vencedora é a @radical.media, presente em Nova York, Los Angeles, Sydney e Berlim, seguida por Indenpendent/Anonymous@Inependent (Londres), Smuggler (Nova York, Los Angeles e Londres), MJZ (Nova York, Los Angeles e Londres) e Stink (Londres, Berlim e Paris). Já entre os diretores de cena, o destaque ficou com Alejandro Gonzales, diretor do premiado “Write the future”, seguido por Chris Milk, Thanonchai Sornsriwichai, Henry Alex-Rubin e Fredrik Bond.
Peças de destaque
O comercial mais premiado, segundo o Gunn Report, foi “Write the future”, da W+K Amsterdam para a Nike, que também garantiu um Grand Prix em Cannes no último ano, em Film. Em seguida aparecem, na ordem, “The entrance”, também da W+K Amsterdam para a Heineken; “Welcome back”, da Saatchi & Saatchi Londres para a T-Mobile; “Questions”, da W+K Portland para a Old Spice; “Speed tests”, da BBH NY e Google Creative Lab para o Google Chrome; e “The force”, da Deutsch LA para o Volkswagen Passat.
Na categoria “The Most Awarded All Gunn Blazing in the World”, que destaca cases, peças ou campanhas independentemente de sua plataforma, o levantamento indicou empate técnico entre três trabalhos: “Decode Jay-Z with Bing”, da Droga5 para o Bing; “Concert Milk”, da Jung von Matt para o Concert Hall Dortmund; e a campanha integrada de Old Spice, desenvolvida pela W+K Portland. Em seguida, também empatadas, na quarta colocação, aparece o comercial “Write the future” e o case “Salve em WWF”, da Jung von Matt para a WWF.