De acordo com levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo, representante oficial no Brasil do Festival Internacional de Publicidade de Cannes, 150 agências brasileiras inscreveram trabalhos na competição. O total é 35% que no ano passado, apesar de o número de peças inscritas ter registrado queda de 38%. As agências que mais inscreveram foram a AlmapBBDO e a DM9DDB, com 155 trabalhos cada uma.
Além disso, três clientes, o Sport Club Corinthians Paulista, na categoria Promo, a Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal e a TV Globo, em PR, enviaram trabalhos diretamente.
O Brasil manteve a terceira posição entre os países inscritos, ficando atrás somente dos EUA e da Alemanha. Foram 1.519 peças este ano, contra 2.461 em 2008.
A categoria com mais peças foi a Press (432), seguida de Outdoor (290), Cyber (181), Design (174), Film (141), Media (79), Radio (67), Direct (57), Promo (56), PR (26), Titanium (16). O Brasil lidera em âmbito mundial na categoria Design, representando 15% do total de trabalhos concorrentes.
Confira o número de incrições por agências
AlmapBBDO – 155
DM9DDB – 155
Ogilvy – 106
JWT – 79
Talent – 76
Leo Burnett – 65
Mohallem Meirelles – 56
MatosGrey – 45
Giovanni+DraftFCB – 39
Y&R – 37
AgenciaClick – 34
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