A brasileira AlmapBBDO soma até o momento, com os resultados do Cannes Lions 2011, um total de 60 pontos para disputar o Leão de Agência do Ano do festival. São 21 pontos pelo resultado do Outdoor Lions, somados a 33 pontos do resultado do Press Lions e seis pontos dos comerciais classificados no shortlist de filmes – esse número do shortlist de Film Lions ainda não é oficial.
No ano passado, com um total de 69 pontos, ela conseguiu o título de Agência do Ano pela segunda vez, repetindo uma conquista que havia sido feita em 2000. Neste ano, porém, há novas regras para a conquista do GP de Agency of the Year. Além das áreas de Press Lions, Outdoor, Radio, Film e Film Craft, que já valiam no ano passado, a organização do festival decidiu incluir o resultado de Cyber Lions e do Titanium & Integrated Lions para definir a escolha. Em tese, a inclusão dessas competições dificulta uma nova projeção do Brasil com a conquista do título de Agência do Ano de Cannes.
As dificuldades começaram a ser implantadas em 2002, quando o festival decidiu limitar o valor dos pontos conquistados com as posições de shortlist, depois de perceber que os brasileiros estavam fazendo a festa com a estratégia de inscrever muitas peças no festival, principalmente nas áreas de Press e Outdoor, para classificar muitos finalistas e assim, terem mais chances de ganhar o título de Agency of the Year, que de fato foi conquistado quatro vezes consecutivas pelo Brasil: em 1998 e 1999, pela DM9DDB; em 2000, pela Almap; e em 2001, pela F/Nazca Saatchi & Saatchi. Todas essas conquistas foram claramente obtidas com alta pontuação nos shortlist de Press e, em alguns casos, as agências brasileiras foram premiadas sem ter um Leão sequer na competição de filmes.
O limite do shortlist fez efeito e o Brasil ficou sem ter o prêmio de Agência do Ano entre 2001 e 2008. Daí, em 2009, novamente com alta pontuação em Press e Outdoor, além de pontos no Radio Lions, a DM9DDB conquistou novamente o cobiçado Leão. No ano passado, a Almap foi Agência do Ano com uma excelente performance em Press Lions, área na qual levou o GP, além de Leões em Outdoor e Radio. Ela teve apenas finalistas na área de filmes.
A definição do título de Agência do Ano é um processo matemático complexo, praticamente uma homenagem a Pitágoras. Cada posição de shortlist, nas áreas que abragem o prêmio, vale um ponto. Mas, mesmo se uma agência classficar 30 peças no shortlist de uma determinada competição, ela tem um limite máximo de 10 pontos com os finalistas. Os finalistas que eventualmente viram Leão perdem seus pontos de shortlist. A conta ganha ares de drama kafkaniano porque a organização do festival dá pontos para peças isoladas classificadas no shorlist, mas depois uma determinada série de peças que fica premiada com Leão, torna-se um trabalho único, ou seja: se uma campanha com cinco anúncios, por exemplo, é premiada com Leão de bronze, ela passa a valer apenas três pontos pelo Leão de bronze e perde os cinco pontos que ela tinha com cada uma das peças classificadas no shortlist.
Os valores ficam assim: um ponto para cada posição de shorlist, com limite máximo de 10 pontos em cada competição; três pontos para Leão de bronze, cinco pontos para Leão de prata, sete pontos para Leão de ouro, 10 pontos para Titanium Lions, dez pontos para Grand Prix de Press, Outdoor, Radio, Film Craft ou Cyber e, finalmente, 12 pontos para quem conquistar o Grand Prix de Titanium.
Até o momento, a AlmapBBDO soma 60 pontos. Ela classificou 17 trabalhos no shortlist de Outdoor Lions. Desse 17 trabalhos, nove se transformaram em Leão, ou seja, ela ficou com oito pontos do shortlist de Outdoor. Na mesma competição, ela tem dois Leões de prata, que valem 10 pontos, e um Leão de bronze, que vale três pontos. Resumindo: em Outdoor Lions, a Almap soma 21 pontos (oito de shortlist, 10 pelos dois Leões de prata e três pelo Leão de bronze).
Em Press, a AlmapBBDO teve 100% de aproveitamento do seu shortlist. Ela classificou 26 finalistas e todos eles viraram Leões, ou seja, ela perdeu todos os pontos de shortlist. Porém ganhou 7 pontos por um Leão de ouro + 20 pontos por quatro Leões de prata + 6 pontos por dois Leões de bronze. Resumindo: em Press Lions, a AlmapBBDO soma 33 pontos. Somando Press e Outdoor, a Almap tem 54 pontos. Em Radio Lions e Cyber Lions, ela não teve prêmios nem finalistas.
Ela chega a 60 pontos considerado a pontuação de cada um dos seus seis filmes classificados no shortlist de Film Lions. Daqui até o final do festival, no próximo sábado (25), a Almap continuará com boas chances de se destacar na disputa pelo Leão de Agência do Ano caso tenha um bom resultado com seu shortlist de filmes e caso também tenha finalistas ou prêmios em Film Craft e Titanium. Paralelamente, precisa torcer para que uma outra agência, tipo uma Wieden + Kennedy da vida, não faça um arrastão de pontos pelo Palais, com o GP de Titanium, os GPs de Film e Film Craft mais um monte de Leões que serão soltos por aí com os resultados dessas três competições.
por Marcello Queiroz
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