O Clube de Criação de São Paulo divulgou na noite desta segunda-feira (24), em celebração realizada na Casa Fasano, na capital paulista, os premiados do 35º Anuário do CCSP. Na ocasião, a entidade entregou as estrelas de Ouro aos vencedores, além de homenagear três profissionais que passam a integrar seu Hall da Fama.
Subiram ao palco para receber a honraria Julio Ribeiro, sócio-presidente da Talent; e Ruy Lindenberg, vice-presidente de criação da Leo Burnett. O terceiro a ingressar no grupo, postumamente, foi Tomás Lorente, falecido em 2009 e representado nas figuras de sua mãe e irmã.
Dos 2.471 trabalhos inscritos foram premiados menos de 10%, 222 – contando-se peças avulsas e campanhas. Entre estes, foram distribuídos nove Ouros, 23 Pratas, 38 Bronzes e 152 prêmios Anuário. O principal destaque ficou por conta da AlmapBBDO, que faturou 6 Ouros, 10 Pratas, 9 Bronzes e 53 Anuários, muito à frente da segunda agência mais premiada: a F/Nazca S&S, com 1 Ouro, 4 Pratas, 14 Bronzes e 31 Anuários.
Ao total, foram 29 premiados entre os inscritos. Além das duas citadas, aparecerão nas páginas do 35º anuário Ogilvy & Mather, com 1 Ouro, 1 Prata, 1 Bronze e 4 Anuários; AgênciaClick, com 1 Ouro e 1 Anuário; DM9DDB, com 2 Pratas, 3 Bronzes e 6 Anuários; Leo Burnett, com 1 Prata, 3 Bronzes e 6 Anuários; Marcelo Camargo, com 1 Prata e 1 Bronze; Y&R, com 1 Prata e 3 Anuários; EC Comunicação, com 1 Prata e 1 Anuário; DPZ e Borghierh/Lowe, com 1 Prata cada; JWT, com 1 Bronze e 8 Anuários; Lew’LaraTBWA e Giovanni+Draftfcb, com 1 Bronze e 5 Anuários cada; Fischer+Fala!, com 1 Bronze e 3 Anuários; Santa Clara, com 1 Bronze e 2 Anuários; Artplan e iThink, com 1 Bronze cada; Talent, com 8 Anuários; WMcCann, com 3 Anuários; Loducca.MPM e NBS, com 2 Anuários cada; e Moma Propaganda, Solution Comunicação, ÓpusMultipla, Clube de Criação, Agência3, Age e NewStyle com 1 Anuário cada.
Outros destaques da celebração foram a premiação da estreante categoria Estudantes, vencida por Thomas Davini, da Faap; e o título de Anunciante do Ano, conquistado pela Volkswagen (cliente atendido pela Almap).
Sobre a baixa quantidade de Ouros, Eduardo Lima, presidente do Clube de Criação de São Paulo e diretor de criação da F/Nazca comenta: “Montamos um júri com alguns dos melhores profissionais do mercado, que tem total autonomia para analisar e credenciar as peças. Não acho negativo este lado mais criterioso, que talvez tenha refletido o período de crise vivido em 2009. Mas o que a gente quer de verdade com o anuário é retratar o melhor da propaganda brasileira, o que realmente vai para as ruas”.
Os prêmios do 35º Anuário do Clube de Criação de São Paulo foram divididos em 12 categorias – classificadas como capítulos pelo CCSP: Imprensa; Categoria Técnica/ Imprensa; TV e Cinema; Categoria Técnica/TV; Filmes Para Outras Mídias; Rádio; Campanha Integrada; Design; Marketing Direto; Marketing Promocional; Mídia Exterior/Ambiente; e Internet. A coletânea, que deve ter sua edição impressa e distribuída no quarto trimestre de 2010, terá direção de arte desenvolvida por Rodrigo Almeida, diretor de criação da DM9DDB.
por Karan Novas