Marcello Serpa, sócio e diretor geral de criação da AlmapBBDO

 

O tradicional relatório Gunn Report, que avalia a performance de trabalhos, agências, produtoras, anunciantes e países nas premiações ao redor do mundo, acaba de divulgar sua edição de 2012, em que o Brasil é o quinto país mais premiado do mundo, empatado com a Argentina — depois de Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Japão.

A AlmapBBDO é novamente o destaque entre as agências brasileiras. Ela, que ficou em quarto lugar como a mais premiada do mundo (uma posição inferior ao ano passado) no estudo em que já liderou por três vezes (2004, 2005 e 2010), também mostrou relevância na área digital, onde ocupou a segunda posição no ranking — apenas atrás da Hakuhodo, de Tóquio, e empatada com a conceituada R/GA, de Nova York, responsável por cases premiados como Nike+FuelBand. Completam as cinco primeiras posições da publicidade online a a DDB/Tribal DDB, de Amstelveen (Holanda), e a Party Inc, de Tóquio.

Já no ranking publicitário a líder foi a Wieden+Kennedy (resultados de Portland e Nova York unidos), segunda pela a argentina Del Campo Nazca S&S e a BBH de Londres, que hoje tem criação comandada pelo brasileiro Alexandre Gama. Na quinta posição, atrás da Almap, ficaram, empatadas, Adam & EveDDB (Londres) e a japonesa Dentsu. Em relação à última edição, não há grandes mudanças. No ano passado a Wieden+Kennedy de Portland ficou em segundo lugar (a primeira foi a W+K de Amsterdam).

O anunciante mai premiado em 2012 foi a Volkswagen — que liderou o ranking 11 vezes em 14 anos —, seguida de Google, Nike, Coca-Cola e Mercedes-Benz. No ranking anterior, a Nike foi o anunciante mais premiado. Entre as redes de agências, liderou o ranking a BBDO — pelo sétimo ano consecutivo — seguida de DDB, Ogilvy, Leo Burnett e Y&R (que conseguiu sua melhor performance no Gunn Report).

Entre as produtoras, a vencedora foi a MJZ — também pela sétima vez, porém não consecutiva. Em segundo ficou a francesa Soixan7 & Quin5e, de Paris, seguida de Rattling Stick (Londres/Los Angeles), Primo (Buenos Aires) e Propaganda (Tunísia). O diretor mais premiado de 2012 foi Matthijs van Heijninghen, que dirigiu o filme “The Bear” para o Canal+, destaque no Cannes Lions no ano passado. Depois dele ficaram no ranking The Glue Society (Australia/GB), Nico & Martin (Argentina), Johnny Kelly (Reino Unido) e Tom Kuntz (EUA).

Os comerciais mais premiados de 2012

The Bear“, da BETC de Paris para Canal+, foi disparado o filme mais premiado no ano passado, seguido de “Dads in Briefs”, da argentina Del Campo Nazca S&S para BGH Silent Air, “Dip Desperado“, da AMV BBDO de Londres para Doritos Dips, em quarto lugar “Back to the start“, da Creative Artists Agency de Los Angeles para Chipotle e “The long wait”, da Adam & EveDDB de Londres para John Lewis.

Entre os anúncios impressos, a campanha “Céu e inferno”, da JWT de Xangai para malas Samsonite, venceu e foi a campanha mais premiada da história dos 14 anos do Gunn Report, seguida de “Quick draw wins” (da Ogilvy Malasia para Pictionary), “#Cokehands”, da Ogilvy de Xangai para Coca-Cola, “Rivers of light”, da Lowe SSP3 de Bogotá para o Ministério da Defesa da Colômbia, “Rich List 2012”, da CHI & Partners de Londres para The Sunday Times Rich List e “Nightmare Spots”, da DDB de Sidney para Volkswagen Park Assist.