A AlmapBBDO conquista o título de Agência do Ano na 57ª edição do Cannes Lions, o maior festival de comunicação mercadológica do mundo. A informação é de fonte do propmark. O prêmio só será revelado oficialmente na cerimônia de encerramento do festival, na noite deste sábado (26).

Com isso, o Brasil leva o prêmio pelo segundo ano consecutivo, já que em 2009 a DM9DDB foi a Agência do Ano no festival. O título garante ainda ao País mais um Leão, totalizando 58 troféus para agências brasileiras. O resultado é o melhor já obtido pelo Brasil na história do festival.

O Leão de Agência do Ano é concedido àquela que obtém o maior número de pontos nas seguintes competições: Press Lions, Outdoor Lions, Radio Lions, Film Lions e neste ano, a estreante Film Craft Lions. Cada posição de shortlist nessas competições vale um ponto (o máximo que se pode obter é 10, mesmo que a agência classifique 30 finalistas, ela contabilizará 10 pontos), cada Leão de bronze vale três pontos, o de prata vale cinco pontos, o de ouro vale sete, e o Grand Prix, 10 pontos.

Em Outdoor Lions, a Almap classificou 12 finalistas e ganhou quatro Leões, um de ouro, um de prata e dois de bronze. Dos 10 pontos de shortlist desta  área, ela perdeu oito para as inscrições que  foram premiadas. Com o valor dos quatro Leões, ela ganhou 18 pontos que, acrescidos aos quatro que sobraram do shortlist, rendem a ela, um total de 22 pontos.

Em Rádio, ela obteve um Leão de bronze, que vale três pontos, o que na conta de Cannes, a deixa com 25 pontos. Daí, vem o resultado de Press no qual ela classificou 44 finalistas, ou seja 10 pontos, e ganhou sete Leões, sendo um Grand Prix, um de ouro e cinco de bronze. Seguindo a conta, só em Press, ela fica com 10 pontos de shortlist mais 32 pontos de Leão (10 pelo GP, 7 por um ouro e 15 pelos cinco de bronze), um total de 42 pontos.

Na soma total ficaria: 22 pontos de Outdoor + 42 de Press + 3 de Radio + 2 do shortlist de Film = 69.