A 32ª do Prêmio Profissionais do Ano, uma ação de incentivo e relacionamento da Rede Globo de Televisão, definiu a AlmapBBDO como a vencedora do principal prêmio da competição, o Grand Prix de Mercado Nacional, com o comercial “La Fortuna” para para a picape Saveiro da Volkswagen. O filme criado pela dupla Gustavo Sarkis e Renato Fernandes, com direção de criação de Dulcídio Caldeira e Luiz Sanches, mostra uma série de modelos da marca seguindo em romaria até o topo de um vulcão para jogar milho. O resultado é um erosão de pipoca que deixa a população de pequena cidade feliz.

O anúncio oficial foi feito em São Paulo na noite da última terça-feira (23) no espaço HSBC. A F/Nazca Saatchi & Saatchi foi o outro destaque. A agência assegurou os prêmios de Campanha Nacional e Institucional, respectivamente com a série de comerciais “Redondo é rir da vida”, para a cervejaria Skol; e “Xixi no banho”, para a Fundação SOS Mata Atlântica. O trabalho para a marca da AmBev apenas confirma o desempenho da agêndia para o anunciante nos últimos oito anos. Os filmes mostram situações cômicas. Para a ong SOS Mata Altântica, o reconhecimento dos jurados do Profissiomnais do Ano na categoria Institucional foi precedido do primeiro Leão brasileiro na área Titanium & Integrated do Cannes Lions na edição deste ano. Ambos, no entanto, tiveram direção de criação de Eduardo Lima e Fabio Fernandes. Nos filmes da fundação a criação envolveu João Linneu e Lima. Já para a Skol a criação foi de Fernandes, Fabio Brígido e Fabio Guimarães.

por Paulo Macedo