AlmapBBDO e F/Nazca SS&S são as agências com o maior número de finalistas no prêmio 35º Profissionais do Ano, premiação realizada pela TV Globo que busca reconhecer os melhores comerciais ta televisão. A Almap lidera a lista, com cinco trabalhos no shortlist, enquanto a F/Nazca tem três. Além delas, também concorrem DM9Sul, Master Roma Waiteman, Talent, DM9DDB, Neogama/BBH e Leo Burnet Tailor Made, com um case cada, totalizando 14 comerciais na final da etapa nacional da premiação.
No total, 1161 comerciais foram analisados pelo júri, em três categorias: Mercado, referente a filmes de produto ou serviço; Campanha, conjunto de comerciais de produto ou serviço; e Institucional, dedicada a filmes sociais, desprovidos de verba. O júri foi realizado no último dia 5 e contou com 58 profissionais de agências, produtoras, entidades, escolas de comunicação e executivos da emissora.
Os vencedores serão anunciados entre os dias 25 de junho (etapa Sudeste Interior) e 17 de setembro (Sudeste Capitais). Cada regional – Sudeste Interior, Leste-Oeste, Sul, Norte-Nordeste e Sudeste Capitais –, onde não existe a área Institucional, tem oito finalistas. São cinco filmes em Mercado e três trabalhos em Campanha.
No ano passado, o destaque do prêmio foi justamente a Almap, que saiu vencedora nas três categorias: Mercado, com “Tradutor”, para a Pepsi; Campanha, com “Amigos”, para a Visa; e Institucional, com “Livros”, para a Casa do Zezinho.