A Alpargatas acaba de anunciar a venda de 100% das marcas Topper e Rainha para o grupo de investimento Sforza, do empresário Carlos Wizard Martins, por R$ 48,7 milhões. Ele também é fundador do grupo Multi (que inclui as escolas de idiomas Wizard, Yázigi, Skills e Apls, além da SOS Computadores e da Microlins) que foi vendido em dezembro de 2013 para a Person por R$ 1,9 bilhão. O último investimento de Martins havia sido a varejista Mundo Verde, adquirida em agosto de 2014.

De acordo com o comunicado, foi feito um acordo de compra e venda para a alienação de 20% da unidade de negócios que compreenderá a totalidade das operações relacionadas à marca Topper na Argentina e no mundo (exceto Estados Unidos e China) e um acordo de licenciamento de uso da marca com Alpargatas para que os compradores possam utilizar a marca Topper por período de até 15 anos, nos Estados Unidos e na China.

“Após passarem por um processo de turnaround bem sucedido, os negócios de Topper e Rainha atingiram seus limites de expansão dentro da estrutura da Alpargatas, porém alcançaram um patamar em que apresentam grande potencial para prosperar, desde que com modelos de negócios mais adequados às necessidades das marcas”, diz Márcio Utsch, diretor presidente da Alpargatas.

O objetivo da Alpargatas com essa ação foi concentrar seus esforços nas suas principais rotas de crescimento, reduzindo a necessidade de investimentos industriais e racionalizando despesas administrativas.

“No Brasil, as fábricas não fazem parte da transação, mas continuarão produzindo calçados Topper e Rainha para os compradores por um período de até 24 meses, período em que gradualmente aumentaremos a produção local de Mizuno e a produção de calçados “soul collection” de Havaianas, mitigando tanto a necessidade de expandir capacidade quanto a ociosidade da produção”, acrescenta Utsch.

“As aquisições da Topper e Rainha são estratégicas devido ao seu posicionamento de liderança no mercado brasileiro. Como investidores, temos buscado negócios que além de serem rentáveis e com alto potencial crescimento, geram bem estar e “saudabilidade”. Essa visão de mercado nos levou à aquisição da rede Mundo Verde que fornece produtos naturais e saudáveis e o setor esportivo faz parte de nossa estratégia global”, afirma Carlos Wizard, fundador do Grupo Sforza.

“Nossas rotas de desenvolvimento estão baseadas no crescimento de volume e rentabilidade de sandálias no Brasil, na consolidação da marca Havaianas para novos mercados, categorias e também no varejo de lojas exclusivas, no aumento de rentabilidade e expansão de Mizuno no Brasil e na América Latina e no desenvolvimento e consolidação da Osklen no segmento feminino e no exterior. Esses são os negócios que receberão ‘120%’ dos recursos disponíveis no Brasil”, completou o diretor presidente.

No Brasil, as operações de Topper e Rainha serão segregadas da Alpargatas em uma nova companhia, chamada NewCo Brasil. 

Campanha 

A Topper lança, nesta semana, sua nova campanha assinada pela Santa Clara, com o filme “Carrinho é gol”. A ação quer evidenciar a prática do futebol de verdade jogado pelos boleiros apaixonados pela diversão e espírito de equipe. Esse foi um reposicionamento da marca que leva em consideração sua presença em toda a América do Sul, em especial Brasil e Argentina. 

Divulgação

“A Topper é uma marca que fala com os apaixonados por futebol: pessoas que apostam na diversão compartilhada, jogando ou assistindo, e sabem que é no terceiro tempo que acontecem as melhores histórias e brincadeiras. Somos uma marca acessível e inclusiva e, no nosso time, tem lugar para todo mundo”, aponta o Diretor de Artigos Esportivos, Fernando Beer.

Tanto a Topper quanto a Rainha são clientes da Santa Clara e, até a conclusão da venda, o contrato segue normalmente. No entanto, após a finalização, a Alpargatas disse que irá recomendar a Santa Clara para continuar com as contas.