A partir do dia 30 de janeiro começam a valer as novas regras da política de privacidade do Facebook, maior rede social do mundo. As mudanças afetam diretamente os usuários que possuem conta no site, mas também podem criar novas possibilidades e cuidados aos anunciantes.
A mudança que deve chamar mais a atenção das empresas é a opção de os internautas poderem consultar as razões de a publicidade aparecer na página. Essa função será oferecida primeiramente para quem acessa o site na Austrália, Canadá, França, Alemanha e Reino Unido, mas pode ser expandida para outros países de acordo com o sucesso da iniciativa. Além disso, as pessoas já podem se negar a receber propaganda de certos anunciantes, o que exige mais responsabilidade e criatividade na hora de agradar os potenciais consumidores da rede.
Por outro lado, as novas regras possibilitam que o Facebook obtenha e forneça informações mais detalhadas sobre seus clientes, o que pode personalizar mais a oferta dos produtos e serviços. O Marco Civil da Internet, aprovado recentemente no Brasil, proíbe a transmissão de informações trocadas em conversas privadas, porém tudo o que for postado pelos donos das contas ou por amigos podem ser usados para encontrar os perfis que as empresas eventualmente buscam em campanhas digitais. Esse quesito vale para conteúdos expostos no Facebook ou outros aplicativos da companhia, como o Instagram e jogos.
Empresas que receberem visitas em seus próprios websites e tiverem ferramentas que guardem as informações dos internautas também estão aptas a solicitar a publicação de seus anúncios nas páginas dessas pessoas.
Os termos relacionados ao uso de anúncios na nova política de privacidade da rede social está disponível no link: https://www.facebook.com/settings?tab=ads