Altino de Barros tinha 19 anos quando percorreu pela primeira vez os corredores daquela que seria sua agência por quase 70 anos. Era 1944. Das tarefas de office boy, passando a mídia, gerente, diretor e vice-presidente da então McCann Erickson, ele acompanhou de muito perto as mudanças pelas quais a comunicação brasileira passou, consagrando-se como personagem ativo da história da mídia no país.
Hoje, aos 88 anos, 69 deles dedicados à empresa que o acolheu ainda muito jovem, o publicitário, um dos mais antigos do mundo ainda em atividade, assina “A mídia no Brasil – do reclame à era digital”, publicado pela editora Matrix e lançado na noite de quarta-feira (18), na sede da agora WMcCann, na capital paulista. “Nenhuma outra agência tem um profissional que vai comemorar 70 anos em atividade. É uma honra tê-lo por perto e uma honra lançar o livro dele aqui”, afirmou Washington Olivetto, chairman e CCO da empresa, lembrando da dedicatória que fez ao amigo em 2010, durante a festa que oficializou a fusão entre a W/Brasil e a McCann Erickson.
A idade avançada não impediu Altino de sentar-se à mesa e autografar os livros de todos que pediam. “Ele é um cara que não respeita a idade que tem. Continua ativo e nos ensinando muito”, declarou Caio Barsotti, presidente do Cenp (Conselho Executivo de Normas Padrão), pouco antes de conseguir a assinatura do autor. Essa dedicação à vida e à profissão também foi lembrada por Orlando Marques, CEO das agências Publicis Brasil. “Eu e outros colegas o chamamos carinhosamente de ‘tio’. Ele é um professor. Entre as tantas inovações trazidas por ele, lembro do primeiro painel de mídia exterior em São Paulo, da Coca-Cola. Nunca trabalhei diretamente com ele, mas sou muito grato”.
Conselheiro da WMcCann, Altino até o início deste ano dava expediente quase todos os dias em sua sala, no segundo andar da agência. Por motivos de saúde, teve de repousar um pouco mais desde então. Suas memórias incluem, além da vida em família, registros da criação do famoso Top de 5 Segundos, nos anos 80, e do IVC (Instituto Verificador de Circulação), além dos acontecimentos que levariam à profissionalização da área de mídia como a conhecemos atualmente.
Pausadamente, ele agradeceu a presença de todos: “Queridos amigos, este é um dia especial. É ótimo ver tantos que me acolheram. Em 2014, comemoro 70 anos na empresa que tanto amo. Tive a sorte de testemunhar as mudanças na publicidade. Este livro é um relato pessoal e profissional. Nele está a bonita história da minha vida e da minha família, além de lembranças de alguns encontros que tive com grandes personagens. Espero que este simples registro possa servir de referência aos jovens. Hoje eu queria ter a idade de vocês, para poder explorar todas as possibilidades da mídia digital”.
Emocionado, Altino ainda declarou seu carinho a Olivetto e elogiou Paulo Gregoraci, vice-chairman e COO da WMcCann. “Ele é um dos mais extraordinários amigos e companheiros com quem tenho a oportunidade de trabalhar”. A admiração é recíproca: “Ao longo de todos esses anos, ele enfrentou todas as fases do crescimento da publicidade no país. Altino liderou o processo de agências full service no Brasil e o modelo que temos hoje se deve a ele. A propaganda brasileira se confunde com sua própria vida”, salientou Gregoraci. O lançamento também contou com apoio do Grupo de Mídia.