Divulgação

Em tempos de Jogos Olímpicos, a Always realizou a Pesquisa de Confiança e Puberdade para saber como é a relação das meninas com o esporte. Entre outros dados, o estudo revelou que, até o final da puberdade, 53% das meninas que partiparam do estudo terá abandonado os esportes. Para ajudar a entender essa questão, a Always fez uma parceria com Nanette Burstein, documentarista indicada ao Oscar, para descobrir como as meninas se sentem em relação à prática de esportes.

O novo vídeo #TipoMenina conversou com mais de 1.000 garotas sobre as suas experiências atléticas, os desafios e os benefícios da prática dessas atividades, o que as ajudou a continuar no esporte ou o que as levou a abandoná-lo.  

A brasileira Jaqueline Carvalho, estrela do vôlei e medalhista olímpica de ouro, faz parte da campanha #TipoMenina e compartilha a sua história para incentivar meninas a continuar praticando esportes. “Tive um técnico, na época em que eu morava em Recife (PE), que não queria que eu saísse da escola em que eu estudava para realizar o meu sonho. Mesmo assim, em nenhum momento pensei em desistir de jogar, de fazer o que eu amo. Não foi fácil, mas acredito que foram essas difilcudades que me tornaram a mulher que sou hoje”, conta Jaqueline.

Estudos comprovam que praticar esportes tem impacto profundo e de longo prazo quando se trata de ajudar meninas a adquirirem e a preservarem sua autoconfiança. Além disso, possibilita o desenvolvimento de habilidades valiosas que as ajudam a sentir-se fortes e preparadas para fazer qualquer coisa na vida. A última pesquisa da Always descobriu que, para as meninas, dois dos principais benefícios de continuar no esporte são o aumento da autoconfiança e o trabalho em equipe. Entretanto, embora os benefícios sejam conhecidos, as meninas ainda acham que o esporte não é lugar para elas. E mais: 74% das meninas sentem que a sociedade não as incentiva a praticar esportes.

“Os Jogos Olímpicos são um momento em que, no mundo inteiro, a participação feminina nos esportes é elevada perante o público e, por esse motivo, não poderíamos pensar em um momento melhor para chamar a atenção para o papel crucial do esporte no desenvolvimento da autoconfiança das meninas”, diz Carolina Shih, gerente de Marketing da Always no Brasil. “Vamos convocar e unir os atletas olímpicos, os comitês olímpicos nacional e internacional, e outras organizações, para dar início a uma mudança e inspirar um mundo no qual cada menina sinta realmente que pode, sim, praticar esportes e Continuar Jogando #TipoMenina!”.

Assista ao vídeo “Continue Jogando #TipoMenina”: