Denise Door, diretora de marketing da Amaro: “Tivemos que postergar algumas ações por conta do cenário causado pela pandemia”

Marca de moda online, uma das medidas tomadas pela Amaro para enfrentar a crise com a Covid-19 foi abrir canal de vendas com as clientes pelo WhatsApp e repensar a sua comunicação. “Com a implantação do contato pelo WhatsApp, conseguimos potencializar ainda mais as vendas com as consumidoras”, conta Denise Door, diretora de marketing da Amaro. A marca também investiu em looks confortáveis para ficar em casa e looks para home office. “Além disso, criamos conteúdo novo com dicas de exercício, limpeza e home office nas nossas redes sociais”. Segundo a executiva, o número de new followers por dia no Instagram da Amaro aumentou para aproximadamente 600 na primeira semana da quarentena. Confira a sua entrevista a seguir.

Momento
Acreditamos que esse seja o momento de inovar mais ainda, sempre colocando nossa cliente em primeiro lugar. Afinal, somos uma empresa costumer-centric e ela sempre será o centro do nosso negócio. Queremos continuar proporcionando uma experiência de compra incrível. Adaptamos a linguagem da nossa comunicação em todas as frentes, criando um menu intitulado de “Home,” mostrando looks confortáveis para ficar em casa, looks para home office. Além disso, criamos conteúdo novo com dicas de exercício, limpeza e home office nas nossas redes sociais, adaptando tudo conforme o feedback da nossa cliente e do que ela quer ver durante um período delicado. Também oferecemos retiradas em domicílio para devoluções e ampliamos o prazo de devolução de 30 para 60 dias, enquanto continuamos com entregas rápidas, e frete grátis para todas as compras. E demos início à estratégia de diálogo com as clientes da marca pelo WhatsApp para impulsionar as vendas durante a crise da Covid-19

Vendas online
Não costumamos abrir números, mas somos uma empresa que já nasceu no ambiente digital, então o forte da marca continua sendo as vendas no online. Com a implantação do contato pelo WhatsApp, conseguimos potencializar ainda mais as vendas com as consumidoras.

Plano de ação
Tivemos que postergar algumas ações por conta do cenário causado pela pandemia. Como fechamos todos os guide shops, começamos com ação de venda pelo WhatsApp. Foi uma integração natural para a marca como já nascemos no ambiente digital, então tem sido muito bem aceita pelas nossas clientes.

Funcionários
A maioria dos funcionários está de home office. A tecnologia tem sido nossa maior aliada para ultrapassar essa fase. O aumento de uso dos canais de comunicação que já usávamos, como o Slack, Asana, e Google Hangouts, aumentou 98% durante esse período. Já o Centro de Distribuição está funcionando com número reduzido de funcionários adotando todas as medidas de prevenção necessárias.

Marketing
Por sermos uma marca direct-to-consumer, sempre tivemos uma conexão constante e direta com as nossas clientes, seja pelo aplicativo, redes sociais, sites ou guide shops. Tivemos que reestruturar o conteúdo das nossas campanhas de marketing, reinventando conforme a receptividade do público. Além disso, tivemos que reestruturar a parte operacional das campanhas também. Por exemplo, quando o Ministério da Saúde intensificou a ordem de distanciamento social e nossas atividades do dia a dia começaram a ser repensadas, nós lançamos a campanha #SeparadasMasJuntas, criada pela nossa agência in-house, com 14 influenciadoras que fazem parte da mesma turma de amizade. A ideia era levar um conteúdo leve para as nossas redes sociais, e que passassem essa mensagem de que mesmo separados fisicamente, precisamos nos conectar com as pessoas que amamos e manter as nossas atividades dentro do possível. Como não podíamos mais fazer shooting em estúdio, cada influenciadora representaria uma situação diferente do dia a dia: happy hour online, pizza com as amigas, atividades físicas, facetime com a família e uma reunião de trabalho. As roupas foram enviadas para a casa delas, que se “auto-fotografaram” nessas situações.

Redes sociais
Quanto às redes sociais, sempre fomos bastante engajados, e agora que as pessoas estão passando cada vez mais tempo em canais como o Instagram e Pinterest, estamos diversificando nosso conteúdo para se adaptar ao momento em que vivemos. Implantamos a ação “Corrente do Bem”, que consiste em abrir os canais do Instagram e Pinterest da marca, que tem aproximadamente 800 mil seguidores e 2,7 milhões de visualizações mensais, respectivamente, para divulgar diversos projetos de pequenos empreendedores, além de iniciativas sociais voltadas para apoiar comunidades mais carentes, devido ao impacto causado pela crise do coronavírus. É importante termos essa sensibilidade e continuarmos atentos aos tipos e volume de conteúdo que a cliente quer receber durante esse período. Observamos que o nosso conteúdo foi bem recebido, pois tivemos um aumento na taxa de engajamento e no nosso número de new followers por dia no Instagram aumentou para aproximadamente 600 durante a primeira semana da quarentena.