A Volkswagen dá continuidade ao conceito “A força da inteligência”, para apresentar, em um novo filme, os atributos da Amarok 2013. O comercial “Treinamento” segue a linha criativa das peças anteriores, unindo ações que dependem da força bruta com aquelas que só o intelecto pode resolver — destacando, no fim de cada mensagem, que a picape une potência com a tecnologia inteligente.
Desta vez, a questão é explorada em um típico percurso de treinamento do exército, com homens de grande porte físico realizando difíceis atividades na liderança de um capitão. Ao invés das músicas tradicionais de incentivo, porém, as letras das canções cantadas durante o treinamento tem o mundo das artes como inspiração.
Na peça, em tom sério, o líder do grupo pergunta gritando, sem sair do ritmo: “Quem foi Van Gogh, me digam vocês”; tendo a resposta, em coro: “Foi um pintor impressionista holandês”. “E outro impressionista que quero ver alguém dizer”, retruca o comandante, tendo como resposta dos soldados: “Degas, Renoir e também Claude Monet”.
Ao início da apresentação do carro, o locutor reforça: “Força e inteligência agora juntas”; enquanto destaca atributos que ilustram o conceito — como controle automático de descida, tração 4×4 permanente, freio ABS off-road, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e câmbio automático de oito marchas. A campanha também ganha reforço na internet, com banners.
Ficha técnica:
Direção de criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches, André Kassu e Marcos Medeiros
Criação: Otávio Schiavon e André Nassar
Atendimento: Fernão Cosi, Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto e Aline Macedo
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sergio Katz, Tatiana Weiss e Denis Camargo
Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz, Daniele Valle, Claudio Knupp
Produtora do filme: O2 Filmes
Direção de cena: Paulo Caruso
Direção de fotografia: Marcelo Durst
RTVC: Vera Jacinto, Ana Paula Casagrande e Thiago Bueno
Produtora de som: Tesis
Montagem e edição: Rodrigo Menecucci
Locução: Paulo Ivo
Aprovação pelo cliente: Marcelo Olival, Carlos Leite e Ana Cristina Mota