As marcas mais valiosas do mundo totalizam US$5 trilhões em 2020, segundo o ranking das 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo BrandZ 2020, lançado nesta terça-feira (30) por WPP e Kantar.
A Amazon lidera e é responsável por um terço do crescimento das Top 100. Ela cresceu 32%, atingindo US$ 415,9 bilhões. Outro destaque do levantamento é o TikTok que estreou em 79º lugar (US$ 16,9 bilhões).
Depois de Apple como segunda colocada (+14%, US$ 352,2 bilhões) aparece Microsoft (+30%, US$ 326,5 bi), que voltou ao terceiro lugar e deixou Google (+5%, US $ 323,6 bi) em quarto. A recuperação é devido ao crescimento de seu ecossistema de local de trabalho habilitado para nuvem que incorpora o Office365 e o Microsoft Teams.
O valor total das 100 marcas aumentou em 5,9%, apesar dos impactos econômicos, sociais e pessoais gerados pela pandemia de Covid-19. O valor total de US$ 5 trilhões significa um crescimento de 245% desde 2006, quando o valor chegou pela primeira vez a US$ 1 trilhão.
De acordo com a empresa, as marcas mostraram que são mais resistentes e menos voláteis na crise atual do que na crise de 2008-9, com um crescimento de US$ 277 bilhões em relação ao ano anterior. “Vemos uma melhoria significativa no valor de marca agora em comparação com 10 anos atrás, porque as empresas entendem a importância de investir na construção da marca e, como resultado, são mais fortes e resistentes”, diz David Roth, CEO da The Store WPP EMEA e Asia e chairman do BrandZ.
Antes da pandemia, o valor total do ranking estava definido para aumentar em 9%. Para refletir esse impacto, o ranking utiliza dados de avaliações que incorporam o desempenho do preço das ações desde abril de 2020.
Mais gigantes
Já as marcas asiáticas representam um quarto do ranking. São 17 chinesas, entre elas o Alibaba (+16%, nº6, US$ 152,5 bi) e a Tencent (+15%, nº 7, US$ 151 bi).
O setor de varejo cresceu mais rapidamente (21%) em valor de marca, impulsionado pelos principais players de comércio eletrônico. Amazon, Alibaba e JD (+24%, nº 52, US$ 25,5 bilhões) demonstraram inovação e agilidade em tempos difíceis, ao lado de varejistas mais tradicionais como o Walmart (+24%, nº 27, US$ 45,8 bilhões), que investiu em e-commerce.
Mais da metade das representantes da categoria de mídia e entretenimento ocupa os 20 que mais cresceram, incluindo o Netflix (+34%, US$ 45,9 bilhões, de 32º para o 26º lugar), Instagram (+47%, US$ 41,5 bilhões, de 44º para 29º, LinkedIn (+31%, 43º, US$ 29,9 bilhões) e Xbox (+ 18%, 65º, US $ 19,6 bilhões), que subiram 22 posições cada.
Entre as quedas chamam atenção as marcas de energia (22%), os bancos globais (19%), os bancos regionais (11%) e os carros (7%).
oreen Wang, líder global do BrandZ na Kantar, afirma que a inovação provou ser um fator essencial para o crescimento das Top 100 e uma maneira de evitar o declínio. “A criatividade também é uma característica importante e valiosa para as marcas mais valiosas do mundo. Empresas como Amazon, Apple e Google, os gigantes da tecnologia que continuam inovando, combinam com sucesso as duas, continuando relevantes para a vida dos consumidores e facilitando a escolha da marca.”
Outros destaques do BrandZ Global 2020 incluem a MasterCard, que entrou no Top 10 pela primeira vez este ano, e cinco estreantes: além do TikTok, entraram UnitedHealthcare (nº 86, US$ 15,8 bi), Bank of China (nº 97, US$ 13,7 bi), Lancôme (nº 98, US$ 13,6 bi) e Pepsi (No. 99, US $ 13,3 bi).
O ranking combina dados de mercado analisados da Bloomberg com informações abrangentes de mais de 3,8 milhões de consumidores em todo o mundo, cobrindo mais de 17.500 marcas diferentes em 51 mercados. O relatório BrandZ está disponível para download.
2020 | Marca | Categoria | Valor em 2020 ($MN) | Variação | 2019 |
1 | Amazon | Varejo | 415,855 | 32% | 1 |
2 | Apple | Tecnologia | 352,206 | 14% | 2 |
3 | Microsoft | Tecnologia | 326,544 | 30% | 4 |
4 | Tecnologia | 323,601 | 5% | 3 | |
5 | Visa | Pagamentos | 186,809 | 5% | 5 |
6 | Alibaba | Varejo | 152,525 | 16% | 7 |
7 | Tencent | Tecnologia | 150,978 | 15% | 8 |
8 | Tecnologia | 147,19 | -7% | 6 | |
9 | McDonald’s | Fast Food | 129,321 | -1% | 9 |
10 | MasterCard | Pagamentos | 108,129 | 18% | 12 |