A AmBev (Companhia de Bebidas das Américas) divulgou nesta quarta-feira (28) a compra Cintra por US$ 150 milhões. O negócio foi fechado com a Goldensand Comércio e Serviços Ltda, controladora da cervejaria de origem portuguesa, e não inclui a aquisição das marcas e dos ativos de distribuição, os quais poderão ser incluídos a critério do vendedor.
O negócio envolve as duas fábricas da empresa no Brasil, localizadas em Piraí (RJ) e Mogi Mirim (SP). A AmBev pretende utilizar integralmente a capacidade instalada das fábricas até o final de 2007. “Essa aquisição é necessária devido à necessidade que temos de ampliar nossa capacidade produtiva no Brasil, tanto no setor de refrigerantes, quanto no setor de cervejas”, afirma Luiz Fernando Edmond, diretor-geral da AmBev.
No ano passado, em relação a 2005, o volume de vendas da AmBev no Brasil cresceu 5,1% em cervejas e 9% em RefrigeNanc (refrigerantes, não-alcóolicos e não-carbonatados). Em 2005, o crescimento anual do volume de vendas em cervejas havia sido de 8,2% e, em refrigerantes, de 6%. O sucesso obtido com o lançamento de H2OH!, em setembro do ano passado, reforçou a necessidade de incrementar a capacidade fabril da empresa.
A Ambev detém o maior portfólio do país no setor de bebidas com as marcas de cerveja Brahma, Antarctica, Skol e Bohemia, além de refrigerantes, o isotônico Gatorade, chás Lipton, água Fratelli Vita e H2OH!. Entre os refrigerantes, os destaques são o Guaraná Antarctica e a Pepsi-Cola.
Leia também: