Ambev lança Guaraná Zero com fibras e energético proteico; movimento acompanha tendência global por bebidas com benefícios à saúde
Os refrigerantes vivem uma nova fase, impulsionada pela busca por produtos com propriedades funcionais e ingredientes mais saudáveis. Em julho deste ano, a Pepsi anunciou a compra da Poppi, marca de refrigerantes prebióticos. Já a Coca-Cola informou que deve testar uma nova receita utilizando açúcar de cana no lugar do xarope de milho.
No Brasil, o movimento ganha força com novas marcas, como Wondr, Clash’d e Fys, as duas últimas do Grupo Heineken Brasil.
Nesta segunda-feira (10), a Ambev apresentou duas novidades que marcam sua entrada no segmento de bebidas funcionais. A primeira é o Guaraná Antarctica Zero com Fibras, versão que alia inovação à tradição centenária da marca. A segunda é o Fusion com proteínas, nova fórmula do energético da companhia.

“Estamos atentos às novas formas de consumir. São lançamentos que chegam para atender aos anseios de um público cada vez mais habituado a incluir produtos mais balanceados no seu dia a dia”, afirma Bianca Parrella, diretora de marketing de bebidas não alcoólicas da Ambev.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dieta do brasileiro é deficiente em fibras, já que o consumo médio é de 15g por dia, cerca de 10g abaixo da recomendação diária.
A atenção ao tema também se reflete no comportamento do consumidor. Um levantamento da Mintel indica que 57% dos brasileiros que buscam hábitos alimentares saudáveis têm interesse em opções que beneficiem a digestão. Entre as principais motivações, 75% afirmam que suas escolhas são guiadas pelo desejo de boa nutrição.
O Guaraná Antarctica Zero com Fibras foi desenvolvido após mais de 100 testes com consumidores para preservar o sabor original. O produto contém 4,4 g de fibras por lata, a maior quantidade entre os refrigerantes nacionais, não possui adição de açúcares e é baixo em calorias. A estreia acontece de forma exclusiva no Zé Delivery, nas cidades de São Paulo, Sorocaba e São José dos Campos, com expansão prevista para Campinas e outras regiões.
Já o Fusion com Proteínas chega ao mercado nas próximas semanas. A bebida contém 10 g de proteínas por unidade e será lançada nos sabores maçã verde e frutas vermelhas. Assim como o Guaraná, estreia de forma exclusiva no Zé Delivery antes de ampliar a distribuição nacional.
Outras marcas seguem na mesma direção
O segmento de bebidas funcionais também se expande com novas propostas. O Wondr, por exemplo, foi lançado em novembro do ano passado como o primeiro refrigerante prebiótico do país. Em outubro, anunciou como novidade o sabor ‘Morango & Maracujá’.

Diferente dos refrigerantes tradicionais, a formulação inclui inulina, fibra natural extraída da raiz de chicória que auxilia na saúde digestiva, equilibra a microbiota intestinal e promove sensação de saciedade. O produto é adoçado com stevia, livre de conservantes e feito com ingredientes naturais, contendo cerca de 15% de frutas em sua composição.
Além da Wondr, a Wewi também figura entre as pioneiras do segmento. Fundada em 2013, a marca brasileira se apresenta como produtora de refrigerantes e tônicas orgânicas feitos com ingredientes naturais, livres de conservantes e corantes artificiais. Em 2014, lançou o primeiro guaraná orgânico do mundo e passou a construir uma presença relevante entre consumidores que buscam produtos mais saudáveis.
No marketing, a marca se aproximou de eventos culturais e esportivos, foi o refrigerante oficial do Lollapalooza Brasil e do Grande Prêmio de Fórmula 1 em 2017.
Outro movimento relevante vem do Grupo Heineken Brasil. A companhia lançou o Clash’d, descrito como “o primeiro refrigerante brewed do país”, elaborado com ingredientes 100% naturais e processo de produção inspirado na fermentação da cerveja. Para a marca, o refrigerante se insere na categoria premium.
Já a Fys, outra marca do grupo, é posicionado como um refrigerante “com menos açúcar e menos complicação”, com até 50% menos açúcar em comparação à média do mercado e versões como guaraná, laranja, limão siciliano e tônica.
