Ambev lança Guaraná Zero com fibras e energético proteico; movimento acompanha tendência global por bebidas com benefícios à saúde

Os refrigerantes vivem uma nova fase, impulsionada pela busca por produtos com propriedades funcionais e ingredientes mais saudáveis. Em julho deste ano, a Pepsi anunciou a compra da Poppi, marca de refrigerantes prebióticos. Já a Coca-Cola informou que deve testar uma nova receita utilizando açúcar de cana no lugar do xarope de milho.

No Brasil, o movimento ganha força com novas marcas, como Wondr, Clash’d e Fys, as duas últimas do Grupo Heineken Brasil.

Nesta segunda-feira (10), a Ambev apresentou duas novidades que marcam sua entrada no segmento de bebidas funcionais. A primeira é o Guaraná Antarctica Zero com Fibras, versão que alia inovação à tradição centenária da marca. A segunda é o Fusion com proteínas, nova fórmula do energético da companhia.

Ambev apresenta o enérgito proteio Fusion e a versão com fibras do Guaraná Zero (Matheus Bonafé/Divulgação Ambev)

“Estamos atentos às novas formas de consumir. São lançamentos que chegam para atender aos anseios de um público cada vez mais habituado a incluir produtos mais balanceados no seu dia a dia”, afirma Bianca Parrella, diretora de marketing de bebidas não alcoólicas da Ambev.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dieta do brasileiro é deficiente em fibras, já que o consumo médio é de 15g por dia, cerca de 10g abaixo da recomendação diária.

A atenção ao tema também se reflete no comportamento do consumidor. Um levantamento da Mintel indica que 57% dos brasileiros que buscam hábitos alimentares saudáveis têm interesse em opções que beneficiem a digestão. Entre as principais motivações, 75% afirmam que suas escolhas são guiadas pelo desejo de boa nutrição.

O Guaraná Antarctica Zero com Fibras foi desenvolvido após mais de 100 testes com consumidores para preservar o sabor original. O produto contém 4,4 g de fibras por lata, a maior quantidade entre os refrigerantes nacionais, não possui adição de açúcares e é baixo em calorias. A estreia acontece de forma exclusiva no Zé Delivery, nas cidades de São Paulo, Sorocaba e São José dos Campos, com expansão prevista para Campinas e outras regiões.

Já o Fusion com Proteínas chega ao mercado nas próximas semanas. A bebida contém 10 g de proteínas por unidade e será lançada nos sabores maçã verde e frutas vermelhas. Assim como o Guaraná, estreia de forma exclusiva no Zé Delivery antes de ampliar a distribuição nacional.

Outras marcas seguem na mesma direção

O segmento de bebidas funcionais também se expande com novas propostas. O Wondr, por exemplo, foi lançado em novembro do ano passado como o primeiro refrigerante prebiótico do país. Em outubro, anunciou como novidade o sabor ‘Morango & Maracujá’.

Wondr tem o primeiro refrigerante probiótio no país (Divulgação)

Diferente dos refrigerantes tradicionais, a formulação inclui inulina, fibra natural extraída da raiz de chicória que auxilia na saúde digestiva, equilibra a microbiota intestinal e promove sensação de saciedade. O produto é adoçado com stevia, livre de conservantes e feito com ingredientes naturais, contendo cerca de 15% de frutas em sua composição.

Além da Wondr, a Wewi também figura entre as pioneiras do segmento. Fundada em 2013, a marca brasileira se apresenta como produtora de refrigerantes e tônicas orgânicas feitos com ingredientes naturais, livres de conservantes e corantes artificiais. Em 2014, lançou o primeiro guaraná orgânico do mundo e passou a construir uma presença relevante entre consumidores que buscam produtos mais saudáveis.

No marketing, a marca se aproximou de eventos culturais e esportivos, foi o refrigerante oficial do Lollapalooza Brasil e do Grande Prêmio de Fórmula 1 em 2017.

Outro movimento relevante vem do Grupo Heineken Brasil. A companhia lançou o Clash’d, descrito como “o primeiro refrigerante brewed do país”, elaborado com ingredientes 100% naturais e processo de produção inspirado na fermentação da cerveja. Para a marca, o refrigerante se insere na categoria premium.

Já a Fys, outra marca do grupo, é posicionado como um refrigerante “com menos açúcar e menos complicação”, com até 50% menos açúcar em comparação à média do mercado e versões como guaraná, laranja, limão siciliano e tônica.

Linha de refrigerantes com menor adição de açúcares do Grupo Heineken Brasil (Reprodução)