No país do futebol, conquistar 27 prêmios na tradicional World Beer Awards é como marcar um gol de letra em plena final da Copa do Mundo, com direito a erguer a taça de campeão mundial. Mostrando a relevância de se tornar a cervejaria mais premiada do mundo, a Ambev estreia sua campanha institucional, a primeira sob criação da DM9, que conquistou a conta em março deste ano.
Os filmes de 30 e 15 segundos evidenciam a vitória na competição global, realizada na Inglaterra, em agosto deste ano. Na ocasião, quase duas mil cervejas de 36 países foram inscritas em diversas categorias. Segundo Paula Lindenberg, vice-presidente de marketing da Ambev no Brasil, a campanha reflete a pluralidade dos rótulos da cervejaria e suas ocasiões de consumo.
“O World Beer Awards é a maior premiação do mundo sobre cervejas, e a gente faz parte dessa história. Foi super gostoso ver 27 de nossos rótulos premiados, mas mais do que isso, são propostas bem diferentes que refletem nossa variedade de ingredientes e composições. A campanha celebra esse momento”.
Para Nizan Guanaes, sócio e fundador do grupo ABC e da DM9, a relação com o futebol foi a melhor tradução para essa conquista histórica. O executivo pontua ainda que os mais de 150 tipos de cervejas da companhia evidenciam o poder de escolha do público, que no final das contas, é quem elege sua favorita.
“Eles ganharam Cannes da cerveja, o Emmy, a Copa do Mundo. E essa foi a conexão que fizemos para que o consumidor pudesse entender a grandeza dessa vitória. Foram 27 prêmios nas mais diversas categorias, inclusive, de receitas com milho, que muita gente, sem entendimento, ainda acha ruim. Mas quem escolhe a cerveja e evidencia seu favoritismo é próprio povo brasileiro”.
Entre as 200 premiadas na competição, a cervejaria Wäls, adquirida em 2015 pela Ambev, conquistou premiações de destaque. Foi eleita a melhor trippel belga do mundo e a Hopcorn IPA, cerveja com 15% de milho em sua receita, ficou com a medalha de prata na categoria índia pale ale (IPA).
“Quando a gente fala de cervejaria no Brasil hoje, a gente está engatinhando, mas estamos engatinhando de um jeito muito profissional e muito sério e a passos largos. A premiação reflete a criatividade do brasileiro. As nossas cervejarias são reflexo dessa vitória. E trazemos hoje uma campanha que conta para os brasileiros que nós temos orgulho de dizer: ‘somos os mais premiados do mundo’, destacou José Felipe Carneiro, fundador e mestre cervejeiro da Wäls.
A nova campanha será veiculada de setembro a dezembro em TV aberta e paga, mídia exterior nas principais capitais, mídia impressa e digital.