Pesquisa aponta que plataformas vistas como inspiradoras e acolhedoras geram mais tempo de atenção aos anúncios

Uma nova pesquisa do Pinterest, em parceria com a Magna, revela que plataformas percebidas como positivas podem gerar resultados mais eficazes para as marcas. Os dados mostram que, nesses ambientes, os usuários estão 20% mais emocionalmente engajados com os conteúdos e passam, em média, 15% mais tempo olhando para os anúncios.

O estudo também indica que os mesmos anúncios são percebidos como duas vezes mais confiáveis, duas vezes mais interessantes e 1,5 vez mais agradável. Em termos práticos, essas plataformas podem ser até 94% mais impactantes na geração de intenção de compra quando comparadas a ambientes neutros ou negativos.

Para chegar a esses resultados, foram entrevistadas 6.200 pessoas que simularam navegação em diferentes plataformas sociais, com anúncios integrados à experiência. As reações emocionais foram mensuradas por meio de sensores biométricos e rastreamento ocular.

Além disso, a pesquisa utilizou simulações de Marketing Mix Modeling para avaliar o impacto de ambientes positivos sobre os principais KPIs de marca, como intenção de compra, favorabilidade e preferência. Os resultados mostram que, mesmo com o mesmo criativo e orçamento, as marcas conseguiram aumentar em até 24% suas vendas ao veicularem anúncios em plataformas com percepção positiva.

“Não se trata, necessariamente, de rotular plataformas como positivas ou negativas, mas sim de analisar o efeito da percepção positiva sobre os impactos dos anúncios”, explica Rogério Nicolai, diretor de negócios do Pinterest Brasil.

Rogério Nicolai, diretor de negócios do Pinterest Brasil (Divulgação)

No caso do Pinterest, a associação da plataforma a conteúdos de bem-estar, inspiração e realização pessoal contribui diretamente para um maior engajamento emocional.

“Os usuários chegam à plataforma em busca de colocar em prática ideias e inspirações que melhoram seu dia a dia. Nosso papel como plataforma é facilitar o encontro entre os conteúdos inspiradores e as pessoas que genuinamente se conectam com eles.”

Rede lidera ranking de índice global de bem-estar

Essa abordagem foi reconhecida no estudo da Magna com o Pinterest liderando o ranking de bem-estar digital. A plataforma tem investido em ajustes algorítmicos que restringem a exposição a conteúdos potencialmente nocivos, como aqueles que causam ansiedade ou incentivam polarização.

“Se, por exemplo, o usuário busca expressões relacionadas à ansiedade ou estresse, a plataforma recomenda conteúdos práticos, acolhedores e que promovam o bem-estar, como meditação e exercícios de relaxamento”, afirma Nicolai.

A experiência também é aprimorada por meio de recursos como busca inteligente, filtros de inclusão — como tom de pele e tipo de cabelo — e mecanismos de feedback da comunidade.

(Divulgação)

Mercafé aumenta em 246% sua receita no Pinterest

Na prática, esse ambiente mais inspirador tem se traduzido em resultados concretos para os anunciantes. Um exemplo é a Mercafé, e-commerce do Grupo 3 Corações, que tem apostado em uma estratégia de funil completo no Pinterest, com formatos diversos como vídeos, quizzes e receitas.

Entre janeiro e setembro de 2024, a marca registrou um aumento de 246% na receita vinda da plataforma, com ROAS duplicado em relação ao ano anterior.

“Isso mostra na prática como o ambiente inspirador do Pinterest acolhe o conteúdo das marcas e potencializa resultados de negócio de forma consistente”, conclui Nicolai.

(Divulgação)