A Amcham (Câmara Americana de Comércio), apresenta nesta terça-feira (10), no seu auditório em São Paulo, os resultados do 1º Painel de Indicadores de Marketing.
A mostra contemplou 100 empresas, nacionais e multinacionais, da quais 50 integram a relação Melhores & Maiores da revista Exame/2002, grupo que contabiliza receitas anuais de US$ 25 bilhões e empregavam em 2002 cerca de 155 mil pessoas. Essas empresas destinam cerca de 5% desses recursos para ações mercadológicas, equivalente a US$ 1 bilhão por ano.
A pesquisa aponta que o marketing é um dos primeiros afetados nos cortes orçamentários. Cerca de 60% dos entrevistados reduziriam ou eliminariam os recursos destinados à comunicação de massa. A leitura do PIM aponta uma rediscussão da utilização da mídia para aproximar marcas, produtos e serviços dos consumidores Dos investimentos em marketing, 31% são destinados à midia de massa; 14% vão para comunicação dirigida; 13% para eventos; e 12% para trade marketing. “A pesquisa confirma uma redução da mídia de massa nos budgets promocionais das empresas. O lado bom é que está havendo modificação de ferramentas de marketing. O CRM (Costumer Relatioship Marketing) já absorve 6% da verba”, explicou Paulo César Rovai, chairperson do comitê de marketing da Amcham. Idealizada por Ingrid Diniz Ribeiro, do comitê de marketing da Amcham, com a supervisão de Rovai, a pesquisa vai servir de apoio aos profissionais de marketing para tomadas de decisões estratégicas.
Paulo Macedo
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