Novo relatório da Opera Mediaworks sobre a publicidade móvel mostra que a América Latina, Caribe e Canadá quase duplicaram a participação no mercado em impressões de publicidade móvel no terceiro trimestre de 2014. Hoje, esse bloco de países responde por quase uma em cada dez impressões de anúncios para dispositivos móveis em todo o mundo.

México e Argentina são os maiores impulsionadores do crescimento da região e, juntamente com o Brasil, fazem parte do top 20 dos países em relação à mensuração a partir do tráfego de internet móvel. A Ásia, por outro lado, ainda tem dificuldades com a monetização. A região está em segundo lugar em termos de impressões, com 27%, mas em monetização, com 8%, ainda fica muito atrás da Europa, com 17%. Os Estados Unidos seguem líder, com 44% das impressões e 58% da receita da publicidade móvel global.

Vídeos

O relatório também aponta a ascensão dos vídeos em dispositivos móveis. Pela primeira vez, um em cada dez anúncios móveis veiculados nos Estados Unidos é em vídeo. Além disso, o eCPM (custo efetivo por mil impressões) de vídeo foi oito vezes superior ao dos anúncios em banner e duas vezes maior que as propagandas de mídia avançada.

“Observamos que as marcas continuam abraçando o poder da visão, som e movimento com investimentos na publicidade de vídeo móvel como principal componente de suas estratégias de marketing”, diz Will Kassoy, CMO e CEO da Opera Mediaworks e da AdColony.

“Foi comprovado que o vídeo é uma fonte de receita valiosa e ele está impulsionando todo o ecossistema dos dispositivos móveis com a monetização de conteúdo móvel de alta qualidade de maneiras significativas. Na Opera Mediaworks, estamos satisfeitos em ver essa mudança importante no consumo de conteúdo e no comportamento do consumidor”, finaliza Kassoy.