O diretor de cena Amilcar Oliveira deixou a Your Mama (antiga DeliBistrot) e agora integra o time de profissionais da Mixer. Oliveira dirigiu recentemente filmes que caíram nas graças do público, como o “Talqui Show” de Joel Santana com o ex-jogador Pelé, da Africa para Head & Shoulders, e “Amigos”, com o cantor Milton Nascimento, da Y&R para a Danone. Somados, seus filmes chegam a 80 milhões de visualizações na internet.
Oliveira afirma que não atua em um segmento específico, mas diz que tem facilidade de trabalhar com filmes de ator e com peças de humor. Para ele, o sucesso de comerciais como “Talqui Show”, “Amigos” e de outros que se espalham pela internet está na espontaneidade. “Os filmes que viralizam têm esse elemento. No ‘Talqui Show’, tentamos deixar o Joel da forma mais natural possível. Isso traria a espontaneidade que buscávamos”, explica.
Apesar de não ser adepto de “fórmulas para viralizar”, o diretor diz que, em filmes de internet, há pegadinhas que podem ajudar. “Com o pré-roll dos filmes de internet [como o TrueView do YouTube], o filme tem que pegar nos primeiros cinco segundos”, cita. Para ele, o papel do diretor é contribuir para que a ideia do criativo seja bem representada e que a peça gere resultados positivos para o cliente.
Oliveira destaca que decidiu entrar para o time da Mixer pela estrutura enxuta da produtora atualmente e pelo seu time criativo. “Vim para um time talentoso, mas de poucos diretores, numa das maiores produtoras do Brasil. Aqui o trabalho é mais focado na carreira do diretor e temos um produtor-executivo próximo”, argumenta. No último ano, a Mixer passou por uma nova reestruturação. Após anunciar em 2012 que dobraria o time de diretores de cena da casa, com a contratação de nomes internacionais, como o argentino Who, o francês Seb Caudron (ambos hoje na BossaNovaFilms) e o norte-americano John Perez, a produtora reduziu de 15 para sete o time de diretores de cena dentro da empresa.
De acordo com Sergio Tikhomiroff, diretor-executivo de publicidade, a reestruturação começou há um ano. “Preferimos ter menos diretores, um grupo mais coeso e um time que se completa”, diz. “Estou feliz por ter o Amilcar conosco”, complementa. Ele explica que cinco profissionais estão dedicados à área de publicidade dentro da produtora e afirma que a equipe enxuta não é reflexo de um mercado resfriado. “Se houver 10 diretores, é difícil ter todos trabalhando felizes”, indica. “Somos uma produtora grande, mas os projetos aqui são tocados por todos e queremos a equipe aqui atuando de forma satisfeita”.
Os nomes atuais da Mixer, além de Amilcar Oliveira, são Luiza Campos, Rubens Crispim Jr., Luis Pinheiro e Paula Goldman, além de Michel Tikhomiroff e João Daniel Tikhomiroff, fundador e hoje chairman da produtora.