A Ampro (Associação de Marketing Promocional) apresentou, na manhã desta terça-feira (18), na sua sede em São Paulo, uma lista com princípios de valor tanto para as agências de live marketing como para clientes. O objetivo do Comitê Permanente de Relações Sustentáveis da associação é orientar empresas, fornecedores e clientes, além de buscar o fortalecimento entre as partes envolvidas. 

Ao todo são dez itens para cada categoria. Entre os itens voltados para os clientes estão: a busca nas agências de live marketing por soluções estratégicas para marcas e a orientação para as empresas contratem apenas os serviços de agências que possuem o selo e a certificação da Ampro. 

A concorrência também foi destacada em alguns pontos. “Selecionem sua agência de live marketing por meio de processos de concorrência que credenciem empresas pela experiência, tempo de mercado, infraestrutura, potencial de entrega, cases de sucesso, referências de clientes e política de preços”, orienta um dos itens. 

Outro ponto destacado foi sobre o sistema batizado de “4 or pay”, que prevê participação de apenas quatro agências em um processo de concorrência, “resguardando, assim, o excesso de propostas e recursos humanos e materiais investidos e envolvidos nos processos”. 

Wilson Ferreira Júnior, VP de desenvolvimento setorial da Ampro, explicou onde a associação pretende chegar com essas orientações. “Nosso objetivo é chegarmos, um dia, a autorregulamentação, mas sem um caráter punitivo”, afirma. 

Já para as agências, as orientações da Ampro pedem para trabalharem em torno do live marketing. Outra dica é para que as empresas estabeleçam contrato com todos os fornecedores, além de prestigiarem os contratos de longa duração com os clientes para que sejam construídas parcerias estratégicas.   

Mais um item elencado pela Ampro fala sobre as propostas. A orientação para as agências é para avaliarem com cautela as propostas de baixar as remunerações de produtos ou serviços além das condições sustentáveis praticadas pelo mercado. “O valor estratégico de uma agência é um de seus mais fortes diferenciais de mercado”, informou a Ampro 

Fala Mais
Outro importante ponto da apresentação desta manhã foi o relançamento do Fala Mais, canal direto, criado pela associação, para que agências e clientes possam reportar situações consideradas abusivas observadas no live marketing.

“O Fala Mais é um instrumento que criamos para que você, anonimamente, denuncie quem está à margem dessa lista de princípios que a Ampro estabeleceu”, revela Ferreira Júnior.