Depois de enviar, no final de maio, uma carta de recomendação aos associados e, principalmente, aos contratantes de serviços de promoção (relembre aqui), a Ampro (Associação de Marketing Promocional) dá início a uma campanha intitulada “4 or pay”. Com ambas as iniciativas, a entidade tem como meta combater as concorrências predatórias e aumentar a qualidade do relacionamento cliente-agência.
“O esforço da Ampro já começou. As agências associadas começam a receber o comunicado sobre a campanha e é importante que elas nos apoiem nesta decisão que foi tomada a partir dos problemas que elas enfrentam, levantados em uma pesquisa com pequenas, médias e grandes agências do setor. Dentre os cinco maiores problemas enfrentados na área de marketing promocional, o campeão é justamente a concorrência. É fundamental ter uma concorrência ética”, afirma o presidente da Ampro, Kito Mansano.
O título da iniciativa sugere que as contratantes de serviços de marketing promocional convidem, no máximo, quatro agências para a concorrência por suas contas ou projetos. Caso prefiram optar por um número maior de candidatas, a Ampro indica que a participação de cada uma delas seja remunerada. O valor proposto, já presente na carta de recomendações, é de 1% do montante do projeto, até o limite de R$ 5 mil. O movimento também pede que, na busca por uma parceira promocional, as empresas deem preferência para aquelas associadas à Ampro.
“O processo de concorrência é desgastante e custoso, principalmente na segunda fase. Por isso, esse nosso esforço na busca pela qualificação do mercado como um todo. As empresas precisam ter responsabilidade social sobre o seu fornecedor, elas são diretamente responsáveis pela saúde financeira das agências. É a aplicação do conceito de governança corporativa”, complementa Mansano.