Ao falar de empoderamento feminino, o empreendedorismo deu às mulheres o protagonismo que as capacitou para conquistar espaços importantes no mercado. No live marketing, não foi diferente.  No biênio 2016/2017 da Ampro (Associação de Marketing Promocional), Silvana Torres, fundadora da Mark Up, presidiu o Comitê Women Empowerment, que liderou diversas iniciativas nesse sentido. No novo biênio, iniciado em 2018, não só o comitê de empoderamento da mulher como o Grupo RH darão lugar ao Comitê de Relações Humanas, com Dilma Souza Campos como presidente.

Alê Oliveira

É claro que a mulher continuará como tema recorrente de discussões, mas entrarão nessa reformulação pautas de diversidade, sexualidade, gênero e gerenciamento de carreira. Dilma analisa que foi importante falar da realidade feminina no mercado nos últimos dois anos, mas é preciso fortalecer as relações como um todo. “A nossa associação tem procurado formas de crescer, mas nas lideranças aqui a maioria ainda é  homens. Estamos trabalhando nesse tema para mudar isso pouco a pouco. Sou a primeira mulher negra a presidir um comitê e isso mostra que a Ampro está fazendo o que deseja para o futuro”.

O novo comando da Ampro tomou posse na última quarta-feira (31), e segue com Celio Ashcar Jr. como chairman e Wilson Ferreira Jr como presidente. Dos 29 nomes anunciados para o comando da associação, 20 são homens e 9 mulheres. Considerando apenas a diretoria, que envolve o chairman, presidente e vice-presidentes, tomaram posse nove homens e uma mulher. Considerando as diretorias regionais, três homens e uma mulher. À frente dos cinco comitês da entidade, são dois homens e três mulheres. No conselho consultivo: seis homens e quatro mulheres. 

Ferreira Jr. afirma que a questão humana sustentável faz parte de uma profissionalização crescente que o mercado de live marketing está vivendo. “Se você considerar o conjunto de pessoas que trabalham no marketing promocional, tem mais mulheres do que homens. Porém, se pegar as lideranças, são mais homens do que mulheres. Precisamos equalizar isso”, releva o presidente, que afirma ser o empoderamento e a liderança feminina uma pauta da associação.

Para a nova gestão, Dilma confirma que o curso de Liderança Feminina no Live Marketing, em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) terá continuação em parceria com Ana Fontes, da rede Mulher Empreendedora. “Pessoalmente, ajudar mulheres e se empoderar através do empreendedorismo é um trabalho ao qual venho me dedicando. Eu acho que esse é o caminho para que o mercados se desenvolvam de forma saudável”, comenta.

Outra questão ressaltada pela diretora-presidente é a “contratação às cegas”, ou também conhecida como “blind cast”. O recrutamento de profissionais por meritocracia, por exemplo, foi um dos pontos ressaltados por Dilma como urgente para o live marketing. “Queremos eliminar o viés inconsciente das contratações. Os currículos devem ser analisados sem saber quem são os homens, mulheres ou se são magros, gordos, altos, baixos, etc. Temos uma agência da Ampro fazendo isso e queremos reforçar esse sistema”.

As relações humanas ainda precisam de amadurecimento, de acordo com Dilma, levando em conta que o live marketing ainda é recente em formação. “Muitos no mercado são formados pela experiência, pela experimentação. Quando elas se tornam líderes, não sabem fazer gestão de pessoas, então queremos  melhorar essa prática. Eu acho que vamos ter um ano interessante para o comitê, mostrando como é importante para a sustentabilidade dos negócios”.

Biênio 2018/2019

Ao lado de Celio Ashcar Jr.  e Wilson Ferreira Jr, assumem os vice-presidentes: Maurício Magalhães (VP Nacional), Ricardo Beato (Financeiro), Moisés Gomes (Assuntos Governamentais), Rafael Phoca (Assuntos Regionais), Tony Coelho (Assuntos Acadêmicos), Denise de Cássia (Estratégia e Comunicação), Igor Tobias (Relações Sustentáveis) e Cristiano Miano (Convergência).

Alê Oliveira

A Ampro comemora 25 anos em 2018. A primeira celebração está no lançamento do novo site e logomarca, modernizando a identidade visual da associação. De acordo com Ferreira Jr., outras ações serão desenvolvidas ao longo dos meses, reforçando a hashtag #somoslivemarketing. A educação, para o presidente, é uma das maiores preocupações. “Gostaríamos de aprimorar os programas que temos junto às universidades, trabalhando o valor do mercado de live marketing. Isso deve atingir tanto quem vai trabalhar em agência, quanto veículo ou empresa”.

Outra questão ressaltada por Ferreira Jr. está, também, nos grandes eventos que irão acontecer. Como citado por Ashcar, além do Salão do Automóvel, a Copa do Mundo é outra oportunidade para que as empresas promovam bons cases. “Quando comparamos com outros lugares, percebemos que o brasileiro tem algumas preocupações e iniciativas que não encontramos em grandes mercados. Temos uma qualidade de produção e ação intensa, mas nos falta um planejamento maior”, explica.

O Comitê Women Empowerment deu lugar ao Comitê de Relações Humanas, presidido por Dilma Souza Campos, que vai tratar não apenas o empoderamento feminino, como o sexismo, preconceito, entre outras questões que afetam os ambientes de trabalho. Os outros quatro comitês terão o comando de especialistas para discutir diversas questões, como Comitê de Trade Marketing (Sergio Alves), Comitê de Marketing de Incentivo (Luiz Salles), Comitê de Regulamentação (Elza Tsumori) e GEA – Grupo de Estudos Acadêmicos (Andrea Prochaska).