“Ele não tem estilo”, disse, em tom de brincadeira, o lutador Anderson Silva, ao ser questionado sobre o motivo que o fará vencer a luta contra o americano Chris Weidman, no dia 6 de julho, válida pelo título dos pesos médios do UFC, categoria em que o brasileiro detém o título desde outubro de 2006. O “estilo” a que o Spider – como é conhecido no mundo das artes marciais – se refere é novamente o mote da campanha da linha de Male Grooming da Philips, que já teve o lutador como protagonista no ano passado – porém, na época, dando ênfase à linha de shavers (barbeadores). Grooming (aparadores), agora, é o alvo da campanha da área de cuidados pessoais masculinos da multinacional holandesa.
“O fato do lutador estar totalmente alinhado com o conceito da campanha é um diferencial muito grande na hora de gravar”, afirma Cyro Gazola, vice-presidente sênior da divisão de consumo da Philips no Brasil. “Se não bastasse, é um cara que pela posição que ocupa e em um esporte de puro contato, poderia ser arrogante. Mas não. Silva é simples, acessível e tem muita credibilidade. Nem sua ligação com o Corinthians traz alguma rejeição a ele”, completa. Credibilidade esta que ajudou a Philips a crescer 22% em cuidados masculinos no ano passado, número acima do mercado, segundo Gazola. “Hoje temos 92% do mercado de barbeadores e 85% dos aparadores”, diz, ressaltando a liderança absoluta da marca.
Os pontos principais do trabalho são o filme para a TV e as ações nas redes sociais, onde se concentra boa parte do público da Philips. “É onde vamos além da divulgação dos produtos. As mídias sociais também servem para educar o consumidor, mostrar como fazer uma barba com estilo e dizer, por exemplo, que temos aparadores próprios para quem deseja manter uma ‘barba por fazer’, deixando-a totalmente alinhada”, afirma Allex Burger, gerente de marketing da linha de Male Grooming.
Em relação a patrocínios de lutas, os executivos disseram que depende da estratégia do momento. No ano passado, em meio à primeira campanha lançada com o lutador, a Philips patrocinou Anderson Silva na luta contra o americano Chael Sonnen. Porém, aquele foi um dos combates mais aguardados da história da UFC.
Com criação da Ogilvy, produção da ParanoidBR e direção de cena de Heitor Dhalia, o novo filme para a marca foi rodado nesta segunda-feira (15), em um galpão da região central de São Paulo, e vai ao ar no início de junho. Silva, prestes a entrar em um ritmo pesado de treinos por causa de sua próxima luta, disse que esse é seu último compromisso publicitário “mais trabalhoso” antes do combate, e que isso não atrapalha seu lado profissional. “A 9ine, que gerencia minha carreira, cuida bem dessa parte. Nunca um contrato publicitário interfere de algum modo nos meus treinamentos. É tudo bem estruturado”, ressaltou. “E sempre com muito estilo”, concluiu o Spider, novamente lembrando o conceito da marca e mostrando o motivo pelo qual ele é um dos “queridinhos” dos anunciantes da atualidade.