O publicitário e artista plástico André Gola começa a exibir a partir desta quarta-feira (4), no Instagram e Facebook, a exposição Quarantine Mind Stories.
Diferentes obras com o personagem Suadinho, todas criadas durante o período de isolamento social, podem ser visitadas nos stories das duas redes sociais.
Basta clicar no filtro e usar a câmera do celular ou simplesmente os dedos. A ideia central da exposição, que utiliza recursos de realidade virtual e aumentada, é mostrar como a arte pode ajudar as pessoas a superar os problemas vividos no dia a dia – muitos intensificados em razão do isolamento social – e manter a saúde mental.
As 11 telas e toda a história de cada uma delas, bem como a do artista, estão em seu perfil no Instagram (@aleoliveiraandregola). De acordo com Gola, a exposição é um convite para que as pessoas visitem a cabeça do Suadinho, personagem do artista, que tem esse nome por conta da correria e estresse do dia a dia, mas que há dois anos ganhou uma outra conotação na vida de Gola quando ele descobriu uma hidrocefalia. “É um ano muito difícil, no qual todo mundo teve que enfrentar novos desafios. Por meio da arte, acredito que as pessoas consigam se conectar e fazer reflexões que fazem bem para nossa saúde mental, que precisa cada vez mais de uma atenção especial”, diz Gola.
Em relação à tecnologia, a exposição mostra que, por meio do uso das realidades virtual e aumentada, frequentemente usadas pelas pessoas nos populares filtros, pode-se criar experiências diferentes como uma exposição online. “A realidade aumentada e a realidade virtual vêm ajudando a vida das pessoas de forma muito inovadora e criativa. Trabalhar com o Gola e a 20Dash foi incrível, pois desenvolvemos uma solução de realidade virtual, mas que usa a realidade aumentada do seu celular”, explica Daniel Bottas, diretor de criação do Facebook.
Toda a parte de tecnologia foi desenvolvida pela 20DASH, em parceria com a Archimidia, que fez o trabalho de 3D. “Estamos sempre buscando inovar e estar na vanguarda da tecnologia. A oportunidade de trazer o Suadinho em uma exposição única digital nos prova que há novos caminhos a impactar o mundo, a arte e a forma de se comunicar”, afirma Denis Shirazi, diretor da 20Dash.
Com a exposição, surgiu a oportunidade para Gola participar como convidado da plataforma #ComVocê, que acontece no Instagram da Bradesco Seguros (@bradescoseguros). Desta vez, o convite é para que todos visitem a exposição Quarantine Mind Stories e entrem na mente do Suadinho. O #ComVocê é um projeto que desde abril oferece uma série de conteúdos informativos e a presença de influenciadores digitais e de especialistas em diversos assuntos.
Suadinho foi criado por Gola em 2013 e, além de se espalhar pela internet, com mais de 1 bilhão de views no Giphy, ainda leva toda a sua personalidade para objetos e painéis pintados em cidades como Londres, Miami, Nova York, Moscou, Barcelona, Rio e São Paulo. Gola também é publicitário, diretor de criação executivo da AlmapBBDO, onde trabalha há mais de dez anos. Seu trabalho na área é reconhecido pelas campanhas com relevância internacional, premiadas em Festivais como Cannes Lions, entre outros.