Acostumadas a trabalhar em conjunto, as agências Zerotrês, que é especializada em live marketing e vencedora do Ampro Globe Awards regional de 2013, e 213 Sports, com expertise em marketing esportivo, estão unidas mais uma vez, agora para organizar, no próximo dia 12 de outubro, a primeira edição da Angry Birds Fun Run, que tem patrocínio máster da empresa de telecomunicações Oi. Serão cinco etapas, a primeira no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro. 

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A ideia, de acordo com Cristiano Botinha, da Zerotrês, e Yuri Binder, da 213, é reunir cinco mil crianças. O propósito da ação é despertar a atenção das famílias para a problemática da obesidade infantil. O Brasil é o quinto país do mundo mais afetado por esse mal, que causa constrangimento social e também afeta a saúde de forma sintomática. Nos últimos 30 anos, o crescimento do excesso de peso no público infantil foi de 50%, muito em função dos prazeres, por assim dizer, da oferta de fastfood, principalmente hambúrgueres e de seu acompanhante de primeira hora, o ketchup, e guloseimas à base de açúcar. A Organização Mundial da Saúde alertou no ano passado que a obesidade infantil atingiu níveis alarmantes no mundo. O relatório da Comissão para Acabar com a Obesidade Infantil, da OMS, mostrou que pelo menos 41 milhões de crianças com menos de cinco ano estão acima do peso ou são obesas. O documento estimula os governos a coordenar ações sistemáticas para promover “o consumo de alimentos saudáveis e, ao mesmo tempo, capazes de reduzir o consumo de comidas consideradas agressivas ao organismo e de bebidas com alto teor de açúcar”.

“Estimular a prática de atividades físicas entre as crianças é um dos maiores desafios dos games e das marcas nascidas no ambiente digital. Acreditamos que a Angry Birds Fun Run colabora com a luta contra a obesidade infantil. Conseguimos desenvolver uma ação offline real a partir de uma marca com DNA digital. Com isso, a corrida passa a ser sinônimo também de saúde e de bem-estar”, destaca Binder.

Os personagens Angry Birds acumulam mais de 50 milhões de downloads em dispositivos móveis no Brasil. Os participantes da corrida serão selecionados entre os 500 mil usuários do aplicativo no país. A ação, além do Rio, terá etapas em São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Salvador, até o primeiro semestre de 2018.

“A ideia surgiu de forma natural. O nosso grupo tem muita expertise em corridas de rua, com alguns projetos de muito sucesso desenvolvidos para grandes marcas, como a Sephora Beauty Run, a Netshoes Fun Race e a Camelbak Mountain Race. Quando a Rovio nos procurou, há três anos, no intuito de expandir os seus negócios no Brasil, oferecendo o licenciamento da marca deles para os nossos clientes, o assunto obesidade infantil estava muito em evidência. Aí, de imediato, tivemos a ideia de fazer a Angry Birds Fun Run, para estimularmos a inicialização esportiva das crianças, tirando-as do mundo virtual e trazendo-as para o mundo real pelo menos por um dia”, observa Botinha.

“Reunimo-nos com o CEO da Rovio – empresa criadora da marca – em 2014. Entendemos que o foco deles era o licenciamento de produtos. Eles tinham um certo receio em realizar um evento desse porte. Mas, depois de conhecerem melhor o nosso histórico de projetos bem-sucedidos, chegamos a um entendimento para fazermos juntos esse evento incrível. A alta do dólar e a turbulência econômica dos últimos anos adiou um pouco os nossos planos. Mas agora conseguimos alinhar tudo, temos certeza que será um evento inesquecível para os fãs de Angry Birds”, finaliza Botinha.