Um jovem negro sai de casa na periferia e encontra logo de cara um homem invisível, seu vizinho da frente. Ele segue o seu dia, entre passeios em uma pista de skate e um campinho de futebol, cruzando com vários personagens invisíveis. Até que, depois de uma balada, esse mesmo jovem negro é baleado e assassinado. No dia seguinte, ele mesmo se torna invisível.
A Anistia Internacional, em parceria com a DM9Rio, apresenta a campanha Jovem Negro Vivo. Trata-se de uma mobilização para chamar a atenção para o alto número de homicídios de jovens no país, em especial entre a juventude negra.
Em linguagem emocional, o filme traz uma trilha especial do rapper Criolo, que cedeu a música “Duas de Cinco”. Relata o dia de um jovem morador de uma grande cidade que percorre vários locais e estranha o fato de ver “pessoas invisíveis” realizando atividades de rotina. Estes personagens representam as pessoas que foram vítimas da violência. Por fim, o protagonista acaba se tornando uma delas. A locução explica: “30 mil jovens são vítimas de homicídios no Brasil. 77% são negros. Queremos ver os jovens vivos.” A ParaRaio assina a produção do filme que conta com imagens em 3D, e a direção de cena é de Rômulo Veiga.
“A morte violenta não pode ser aceita como destino de tantos jovens. As consequências do preconceito e dos estereótipos negativos associados a estes jovens e aos territórios das favelas e das periferias devem ser amplamente debatidas e repudiadas”, destaca Atila Roque, diretor executivo da Anistia Internacional Brasil.