Uma das cidades que vai sediar a Copa do Mundo de 2014, São Paulo completa 457 anos nesta terça-feira (25) sob o estigma de ser a metrópole de muitos contrastes. Quem mora no município que mais arrecada impostos no Brasil – em 2010, os paulistanos pagaram R$ 12,9 bilhões –, não se conforma com a falta de obras públicas contra enchentes. Afinal, dinheiro nos cofres públicos tem.

Assim como no Rio de Janeiro, as moradias em áreas de risco assustam e o quadro reforça a dúvida: será que duas das mais importantes cidades brasileiras terão estrutura e condições de sediar o mundial e as Olimpíadas em 2016? Os problemas também incluem aeroportos com falta de capacidade para atender o público, entre outros entraves de infraestrutura. Não é à toa que a desconfiança dos paulistanos nas instituições públicas é grande, bem como a insatisfação de viver na cidade.

Levantamento do Movimento Nossa São Paulo sobre o nível de satisfação dos moradores da capital paulista em 2010 revelou que mais de 50% deles não confiam nas principais instituições públicas da cidade, entre elas o Ministério Público, a Prefeitura e a Câmara Municipal. Além disso, 51% dos habitantes mudariam para outro município caso pudessem.

Por outro lado, a cidade mais rica do País continua atraindo pessoas para cá, seja por causa de negócios ou pelos melhores restaurantes, bares e roteiro cultural. É nisso que a Prefeitura de São Paulo aposta e vende a imagem da capital paulista como um centro cultural, cosmopolita, em campanha publicitária da São Paulo Turismo. Responsável pelas comemorações dos 457 anos, a Secretaria Municipal de Cultura organizou o tradicional show de aniversário no centro da cidade.

Neste ano, o patrocínio do evento será da Motorola, que se uniu à secretaria no show “SP ao Cubo – 457 anos de São Paulo”, com apresentações de Maria Gadú, Paulo Miklos, Paulo Ricardo, Mallu Magalhães, entre outros artistas. Os paulistanos poderão participar da festa enviando vídeos, imagens, palavras e músicas relacionadas à capital para o site www.spaocubo.com.br. O material selecionado será exibido no cubo multimídia de 7m² feito de luzes de LED, que a Motorola colocará perto do palco dos shows. A intervenção urbana foi criada pela agência LED. “A Motorola entende que o Brasil como um todo tem crescido bastante. O desafio de São Paulo e do País com a Copa e Olimpíadas é grande. Tem muito trabalho pela frente. Neste ano, nossa intenção é deixar a festa de São Paulo mais legal, divertida e multimídia”, diz Rodrigo Vidigal, diretor de marketing da Motorola Mobility.

Outra boa notícia para esta terça-feira (25) é a reabertura completa da Biblioteca Mário de Andrade, segunda maior do País, que passou por obras de modernização e restauração, iniciadas em setembro de 2007. De acordo com a Secretaria de Cultura, mais de 327 mil livros da coleção geral, dentre os quais 51 mil considerados raros ou especiais, estarão novamente à disposição para consultas. A Praça Dom José Gaspar, onde a biblioteca (inaugurada em 1926) está localizada, passou por uma revitalização e recebeu novo projeto paisagístico. No dia do aniversário da cidade, todos os espaços de atendimento da biblioteca estarão em funcionamento, com horário excepcional, das 12h às 18h, e haverá programação cultural que inclui visitas guiadas, lançamentos de livros e apresentações musicais, dentre as quais se destacam o Coral Paulistano e o Quarteto de Cordas do Teatro Municipal.

Outra opção de lazer são as atividades gratuitas do Planeta no Parque, que ocorrem no Parque do Ibirapuera, com o patrocínio de Abril, CPFL Energia, Bunge, Petrobras, Camargo Corrêa e Caixa, marcas que integram o Projeto Planeta Sustentável.

Ações

Promoções e concursos culturais também estão sendo explorados pela comunicação de alguns anunciantes, para marcar a data de aniversário de São Paulo. O Santander, por exemplo, homenageará a cidade por meio de uma campanha colaborativa. Para isso, abriu um concurso no Twitter que convida as pessoas a enviarem fotos de sua própria autoria que retratem a capital paulista. O banco escolherá as imagens mais inusitadas para comporem um anúncio impresso a ser veiculado em grandes jornais da cidade no dia 25. Os autores de cada foto serão identificados na campanha pelo seu endereço de Twitter. A criação é da Talent. Já o Hopi Hari está com promoção para o feriado de aniversário: o passaporte do parque válido para os quatro dias (de 22 a 25) custará R$ 89,00.

Os veículos de comunicação também farão homenagens. Diferentemente do usual, o jornal O Estado de S. Paulo sairá com um anúncio em solidariedade às vítimas da enchente no Rio, com o texto: “No aniversário de São Paulo, dê um presente para o Rio de Janeiro”. A peça criada pela Y&R também traz o número da conta da Cruz Vermelha para doações e o reforço: “Ajude as vítimas da enchente do Rio de Janeiro. Deposite qualquer quantia”.

por Kelly Dores